Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Pós-Graduação em Química oferta disciplina com renomado pesquisador francês

Superintendência de Comunicação Social     8 de novembro de 2017 - 16h58

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) – que este ano recebeu a nota máxima da Capes – vai ofertar nos cursos de mestrado e doutorado a disciplina “Eletrônica Molecular: do sonho à química e física dos sistemas moleculares funcionais” para Mestrado e Doutorado. A matéria será ministrada em inglês pelo professor francês Michel Verdaguer, do Institut Parisien de Chimie Moléculaire e professor emérito na Universidade Pierre et Marie Curie em Paris, França, por meio de palestras e experimentos selecionados.

Para a coordenadora do programa, professora Jaísa Fernandes Soares, ter um pesquisador que dá palestras no mundo inteiro ministrando uma disciplina na universidade é uma honra que valoriza o curso.“A ideia é motivar estudantes e pesquisadores a estudarem a área de eletrônica molecular”, explica Jaísa.

De acordo com a professora, a disciplina é aberta para toda a comunidade acadêmica. “Alunos de programas de pós-graduação das áreas de Física, Biologia e Engenharia que também estudam essa área do conhecimento são bem-vindos e podem se inscrever na disciplina isolada”, explica.

Sobre o professor

 O professor Michel Verdaguer desenvolveu a sua tese de doutorado na Universidade Paris-Sud (Orsay) em 1984, sob a supervisão de Olivier Kahn. Em 1988, ingressou na Universidade Pierre et Marie Curie (Paris) como professor. Ele é especialista em magnetismo molecular e espectroscopia de absorção de raios X e conhecido por sua abordagem racional de materiais magnéticos moleculares aplicados a análogos do Azul da Prússia e materiais multifuncionais.

Professor emérito da UPMC desde 2002, Verdaguer desenvolve esforços para cooperação científica internacional e disseminação da química experimental em todo o mundo. Foi premiado pelas sociedades químicas francesa e espanhola e pela Academia Francesa de Ciências. É membro da Academia Europaea e autor do livro “Electrons in Molecules: from Basic Principles to Molecular Electronics”, em coautoria Jean-Pierre Launay e publicado pela Oxford University Press em 2013.

As matrículas podem ser feitas até o dia 16, através do SIGA/UFPR. Vagas limitadas.

Para mais informações, acesse: http://www.prppg.ufpr.br/ppgquimica/2017/11/06/renomado-pesquisador-frances-ministrara-curso-sobre-eletronica-molecular-no-ppgq/

 

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR