Ensino e Educação

Portal da Memória e concurso de ensaios abrem celebrações dos 80 anos do Setor de Humanas

Superintendência de Comunicação Social     4 de julho de 2017 - 17h26

A construção do Edifício D. Pedro I, que abriga o Setor de Ciências Humanas. Imagem: SCH.

O Setor de Ciências Humanas da UFPR lançou um portal para preservar a memória da unidade, que completará 80 anos em 26 de fevereiro de 2018. A programação antecipada de aniversário também inclui um concurso de ensaios, que está com inscrições abertas até 26 de setembro.

O portal Memória do Setor de Humanas reúne imagens e textos sobre a história da unidade, que teve origem na  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, fundada em 1938.  Qualquer pessoa que possua textos já publicados sobre o setor pode incluí-lo no novo portal, entrando em contato pelo e-mail: fernandamatos@ufpr.br.

O concurso de ensaios foi lançado em fevereiro, com o objetivo de estimular a a pesquisa sobre a história do Setor de Ciências Humanas.  O setor publicará até 10 ensaios em livro. Os demais serão publicados no portal da unidade o SCH. As inscrições para o concurso podem ser feitas no endereço: sch80anos@ufpr.br.

De acordo com a diretora do setor, professora-doutora Ligia Negri, a programação para os festejos dos 80 anos ainda está sendo organizada por uma comissão especialmente formada com este fim e será divulgada provavelmente em setembro. “A semana terá debates, conferências, apresentações artísticas e várias outras atividades”, diz Ligia, que tem como vice-diretor o professor-doutor Rodrigo Rodriguez Tavares.

A história

O setor tem origem na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), fundada em 1938 por um grupo de intelectuais que queriam inovar a Educação no Paraná. Seu objetivo era ofertar uma formação superior e especializada aos que pretendiam atuar no magistério.

Começaram com Matemática, Física, Química, História Natural, Geografia e História e Ciências Sociais (Seção de Ciências); Filosofia (Seção de Filosofia); Letras Clássicas; Letras Neolatinas e Letras Anglo-Germânicas (Seção de Letras) e Pedagogia (Seção de Pedagogia do Instituto Superior de Educação, anexo à FFCL).

Com a implantação da reforma universitária, entre 1965 e 1969, a UFPR se estruturou em Institutos e Faculdades. Com isso, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras foi desmembrada e substituída pelo Instituto de Ciências Humanas, que abrangia as áreas de Comunicação Social e Ciências Sociais; História; Antropologia; Filosofia e Biblioteconomia e pelo Instituto de Letras.

Já os cursos de Matemática, Física, Química, História Natural e Geografia –  pertencentes à antiga FFCL – foram realocados fora da área de Ciências Humanas, nos respectivos institutos de Matemática, Física, Bioquímica e Faculdade de Engenharia Química; Biologia e Geociências. Já o curso de Pedagogia foi alocado na Faculdade de Educação.

Em 1972, nova mudança. O Ministério da Educação e Cultura determinou a extinção dos recém-criados Institutos na UFPR e o enxugamento da estrutura organizacional da Universidade. Com isso, o Instituto de Ciências Humanas e o Instituto de Letras foram reunidos no Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SCHLA), englobando inicialmente os cursos de Comunicação Social, Ciências Sociais, História, Filosofia e Letras. Já a recém-criada Faculdade de Pedagogia foi transformada no Setor de Educação.