+ UFPR

Plano de Dados Abertos garantirá transparência e acesso a informações relevantes da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     11 de abril de 2017 - 14h36

Wildauer: “O que se quer é garantir a transparência dos órgãos federais, garantindo que os cidadãos tenham acesso a informações de interesse público e que, ao mesmo tempo, haja facilidade no intercâmbio de dados”. Imagem: Samira Chami Neves

A UFPR pretende concluir até o fim deste ano a elaboração de seu Plano de Dados Abertos, o que permitirá que até abril de 2018 todas as informações de interesse público relacionadas à Universidade estejam disponíveis aos cidadãos de forma rápida, clara e fácil. O trabalho é conduzido pela Governança de Tecnologia da Informação da UFPR e está na fase de consulta aos 12 integrantes da Comissão de Elaboração do Plano de Dados Abertos.

A comissão foi criada por meio da Portaria 149/2017, assinada em 8 de março pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca, e é formada pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proec), Pós-Graduação (PRPPG), Graduação (Prograd), Planejamento, Orçamento e Gestão (Proplan) e ainda pela Superintendência de Comunicação (Sucom), Centro de Computação Eletrônica (CCE) e Direção do Campus Litoral.

Esta portaria objetiva adequar a UFPR ao Decreto Presidencial 8777, de 11 de março de 2016, que cria uma Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal. Sua finalidade é promover a publicação dos dados de órgãos e entidades da administração pública federal.

“O que se quer é garantir a transparência dos órgãos federais, garantindo que os cidadãos tenham acesso a informações de interesse público e que, ao mesmo tempo, haja facilidade no intercâmbio de dados”, explica o professor Egon Walter Wildauer, assessor da Governança da Tecnologia e da Informação da UFPR.

Informações relevantes

A meta de Wildauer é concluir a elaboração do Plano de Dados Abertos até o final de novembro e promover o seu lançamento em fevereiro. “Nós queremos que, em abril, o cidadão tenha acesso a todas as informações relevantes com apenas um clique em nossos sítios eletrônicos”, diz.

Em linhas gerais, os dados que precisam ser disponibilizados são de três categorias: 1)Registros das competências e estrutura organizacional, endereços, telefones e horários de funcionamento, laboratórios e equipamentos, horário de uso e de reservas de salas de aula e laboratórios; 2)Registros de repasses, transferências de recursos financeiros e despesas; informações sobre licitações, inclusive editais publicados e contratos firmados; e 3)Acompanhamento de programas, ações, projetos e obras.

“Os dados já estão disponíveis. O que precisamos, agora, é definir o que deve ser publicizado, respeitando as particularidades da UFPR.  Por isso, estamos consultando os diretores, coordenadores e representantes das Pró-Reitorias para que possamos atender ao Plano Diretor da TI aprovado pelo Conselho de Planejamento e Administração da UFPR (COPLAD) e cumprirmos a legislação garantindo a transparência e a facilidade de acesso às informações”, explicou.