Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Plano de Dados Abertos garantirá transparência e acesso a informações relevantes da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     11 de abril de 2017 - 14h36

Wildauer: “O que se quer é garantir a transparência dos órgãos federais, garantindo que os cidadãos tenham acesso a informações de interesse público e que, ao mesmo tempo, haja facilidade no intercâmbio de dados”. Imagem: Samira Chami Neves

A UFPR pretende concluir até o fim deste ano a elaboração de seu Plano de Dados Abertos, o que permitirá que até abril de 2018 todas as informações de interesse público relacionadas à Universidade estejam disponíveis aos cidadãos de forma rápida, clara e fácil. O trabalho é conduzido pela Governança de Tecnologia da Informação da UFPR e está na fase de consulta aos 12 integrantes da Comissão de Elaboração do Plano de Dados Abertos.

A comissão foi criada por meio da Portaria 149/2017, assinada em 8 de março pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca, e é formada pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proec), Pós-Graduação (PRPPG), Graduação (Prograd), Planejamento, Orçamento e Gestão (Proplan) e ainda pela Superintendência de Comunicação (Sucom), Centro de Computação Eletrônica (CCE) e Direção do Campus Litoral.

Esta portaria objetiva adequar a UFPR ao Decreto Presidencial 8777, de 11 de março de 2016, que cria uma Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal. Sua finalidade é promover a publicação dos dados de órgãos e entidades da administração pública federal.

“O que se quer é garantir a transparência dos órgãos federais, garantindo que os cidadãos tenham acesso a informações de interesse público e que, ao mesmo tempo, haja facilidade no intercâmbio de dados”, explica o professor Egon Walter Wildauer, assessor da Governança da Tecnologia e da Informação da UFPR.

Informações relevantes

A meta de Wildauer é concluir a elaboração do Plano de Dados Abertos até o final de novembro e promover o seu lançamento em fevereiro. “Nós queremos que, em abril, o cidadão tenha acesso a todas as informações relevantes com apenas um clique em nossos sítios eletrônicos”, diz.

Em linhas gerais, os dados que precisam ser disponibilizados são de três categorias: 1)Registros das competências e estrutura organizacional, endereços, telefones e horários de funcionamento, laboratórios e equipamentos, horário de uso e de reservas de salas de aula e laboratórios; 2)Registros de repasses, transferências de recursos financeiros e despesas; informações sobre licitações, inclusive editais publicados e contratos firmados; e 3)Acompanhamento de programas, ações, projetos e obras.

“Os dados já estão disponíveis. O que precisamos, agora, é definir o que deve ser publicizado, respeitando as particularidades da UFPR.  Por isso, estamos consultando os diretores, coordenadores e representantes das Pró-Reitorias para que possamos atender ao Plano Diretor da TI aprovado pelo Conselho de Planejamento e Administração da UFPR (COPLAD) e cumprirmos a legislação garantindo a transparência e a facilidade de acesso às informações”, explicou.

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR