Extensão e Cultura

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Pista de atletismo abre oficialmente com treinamento de atletas da UFPR e de alunos da rede de ensino de Curitiba

Superintendência de Comunicação Social     19 de abril de 2017 - 18h19

A pista tem 400 metros de extensão e recebeu a certificação A2, concedida pela Associação Internacional Federações de Atletismo. Imagem: Samira Chami Neves.

A UFPR iniciou hoje duas atividades em uma das suas mais recentes e mais importantes obras: a pista de atletismo. Localizada no Centro de Educação Física e Desportos (CED), no Centro Politécnico, a pista tem 400 metros de extensão e recebeu a certificação nível 2 (A2), concedida pela Associação Internacional Federações de Atletismo. Esta certificação garante à pista – a única do gênero no Estado – a possibilidade de receber competições estaduais, nacionais, sul-americanas e pan-americanas.

Hoje, a pista foi utilizada pelos 15 alunos da equipe de atletismo da UFPR que estão treinando para competições universitárias nas provas de saltos em distância e triplo; corrida em velocidade (110m, 200m , 400m, 800m e 1500metros); e arremessos de disco, de dardo e de martelo. O espaço também foi utilizado por cerca de 50 alunos de escolas municipais de Curitiba que – por meio de parceria firmada entre a UFPR e a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude – vai possibilitar a seleção de atletas para competições.

Além disso, a pista será utilizada para aulas regulares da graduação em dois períodos do dia, duas vezes, por semana, e ainda por alunos da pós-graduação. Finalmente, estudantes de disciplinas como Fisiologia, Biomecânica e Anatomia poderão fazer pesquisas envolvendo os atletas que desenvolvem atividades na pista.

Legado das Olimpíadas

Para o diretor do Centro de Educação Física e Desposto da UFPR, André Mendes Capraro, a abertura da pista para projetos importantes como estes mostra sua relevância. “A pista poderá ser utilizada, por exemplo, para o desenvolvimento de importantes pesquisas. Antes, isso não era possível porque a pista anterior não oferecia condições para este tipo de atividade”, explica.

A pista é um legado das Olimpíadas de 2016 no Rio. Foram investidos mais de R$ 9 milhões na obra, que resultou em uma área construída de 17.000m². São 400 metros de pista, oito raias, área de salto com vara e salto triplo, duas bases para arremesso de peso, duas bases para lançamento de dardos, área para lançamento de martelo e disco, além de espaço para salto em altura.

acesse o álbum de fotos