Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Pista de atletismo abre oficialmente com treinamento de atletas da UFPR e de alunos da rede de ensino de Curitiba

Superintendência de Comunicação Social     19 de abril de 2017 - 18h19

A pista tem 400 metros de extensão e recebeu a certificação A2, concedida pela Associação Internacional Federações de Atletismo. Imagem: Samira Chami Neves.

A UFPR iniciou hoje duas atividades em uma das suas mais recentes e mais importantes obras: a pista de atletismo. Localizada no Centro de Educação Física e Desportos (CED), no Centro Politécnico, a pista tem 400 metros de extensão e recebeu a certificação nível 2 (A2), concedida pela Associação Internacional Federações de Atletismo. Esta certificação garante à pista – a única do gênero no Estado – a possibilidade de receber competições estaduais, nacionais, sul-americanas e pan-americanas.

Hoje, a pista foi utilizada pelos 15 alunos da equipe de atletismo da UFPR que estão treinando para competições universitárias nas provas de saltos em distância e triplo; corrida em velocidade (110m, 200m , 400m, 800m e 1500metros); e arremessos de disco, de dardo e de martelo. O espaço também foi utilizado por cerca de 50 alunos de escolas municipais de Curitiba que – por meio de parceria firmada entre a UFPR e a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude – vai possibilitar a seleção de atletas para competições.

Além disso, a pista será utilizada para aulas regulares da graduação em dois períodos do dia, duas vezes, por semana, e ainda por alunos da pós-graduação. Finalmente, estudantes de disciplinas como Fisiologia, Biomecânica e Anatomia poderão fazer pesquisas envolvendo os atletas que desenvolvem atividades na pista.

Legado das Olimpíadas

Para o diretor do Centro de Educação Física e Desposto da UFPR, André Mendes Capraro, a abertura da pista para projetos importantes como estes mostra sua relevância. “A pista poderá ser utilizada, por exemplo, para o desenvolvimento de importantes pesquisas. Antes, isso não era possível porque a pista anterior não oferecia condições para este tipo de atividade”, explica.

A pista é um legado das Olimpíadas de 2016 no Rio. Foram investidos mais de R$ 9 milhões na obra, que resultou em uma área construída de 17.000m². São 400 metros de pista, oito raias, área de salto com vara e salto triplo, duas bases para arremesso de peso, duas bases para lançamento de dardos, área para lançamento de martelo e disco, além de espaço para salto em altura.

acesse o álbum de fotos


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR