Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Pesquisadores de vários países debatem nanotecnologia na UFPR

Helen Mendes     29 de maio de 2015 - 16h34

Pesquisadores internacionais participam do Workshop Nanotechnology Application in Water and Alternatice Energies. Foto: Leonardo Bettinelli

Pesquisadores internacionais participam do Workshop Nanotechnology Application in Water and Alternatice Energies. Foto: Leonardo Bettinelli

Nos dias 28 e 29 de maio, a UFPR recebeu o Workshop Nanotechnology Applications in Water and Alternative Energies (Aplicações de nanotecnologia em água e energias alternativas). O evento aconteceu no Prédio Histórico da Universidade.

Cientistas do Brasil, de outros países da América Latina e da Europa participaram do workshop, apresentando as contribuições de suas pesquisas em nanotecnologia para a potabilização de água e remediação de águas contaminadas e para o desenvolvimento de fontes energéticas alternativas – ambas temáticas consideradas chave para atender as necessidades de uma sociedade mais sustentável.

A abertura do evento teve a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Edilson Silveira, da coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia da UFPR, Graciela Inez Bolzon de Muniz, e da vice-coordenadora da pós-graduação em Políticas Públicas da UFPR, Noela Invernizzi.

foto 02

As aplicações da nanotecnologia em soluções para água e energias alternativas foram o tema do Workshop. Foto: Leonardo Bettinelli

“Essa é uma ótima oportunidade para os pesquisadores fazerem contato. Esse é um dos principais objetivos do evento”, disse Noela Invernizzi ao dar as boas vindas aos participantes.

“A Universidade tem o papel de levar a discussão sobre nanotecnologia para a sociedade”, afirmou Edilson Silveira.

O workshop foi organizado pela Rede Latinoamericana Nanotecnologia e Sociedade (ReLANS) e pela UFPR, e faz parte de um projeto de pesquisa financiado pelo programa FP7, da Comissão Europeia, denominado NMP-DeLA – “Deployment of societally beneficial nano and/or material technologies in ICP countries” (Implementação de nanotecnologia e/ou tecnologias de materiais vantajosas para a sociedade em países parceiros).

Na manhã do primeiro dia, o tema foi o potencial da nanotecnologia para lidar com desafios sociais. Houve apresentações dos objetivos do projeto NMP-DeLA; da ReLANS; do Centro para Inovação Social, da Áustria; e da Coordenação-Geral de Micro e Nanotecnologias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Durante a tarde, o tema foi a nanotecnologia aplicada à energia, tanto na Europa quanto na América Latina.

No segundo dia do evento, com apresentações e mesas-redondas, os participantes debateram a nanotecnologia aplicada a soluções de tratamento e potabilidade da água na Europa e na América Latina.

A programação também contou com apresentações sobre oportunidades de cooperação internacional em pesquisa e oportunidades de financiamento em nanotecnologia do Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR