Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

UFPR e Universidade de Hiroshima compartilham estudos sobre área pouco conhecida no Brasil

Jaqueline Carrara     4 de março de 2016 - 19h24

FOTO: www.lamir.ufpr.br

FOTO: www.lamir.ufpr.br

Uma parceria entre o Laboratório de Análise de Minerais e Rochas da UFPR (Lamir) e a Universidade de Hiroshima (Japão) tem desenvolvido estudos e se tornado referência em uma área ainda pouco conhecida no Brasil: a geomicrobiologia.

O projeto, intitulado Geobiocal, é financiado pela Frade Japão Petróleo Ltda., que tem a obrigação, amparada por lei, de investir em programas de apoio à investigação científica e desenvolvimento tecnológico aplicado ao petróleo, gás natural e indústria de biocombustíveis no Brasil.

A iniciativa já executou as etapas de campo, com estudos no Paraná, em Mato Grosso do Sul e também no Japão. Tendo em vista a quantidade de informações obtidas e a fim de compartilhar os conhecimentos adquiridos por essas vivências, o projeto tem oferecido cursos em que pesquisadores e convidados ainda introduzem e debatem novos conceitos sobre a área embrionária no Brasil.

Equipe do projeto em pesquisa de campo em Bonito (MS). FOTO: Projeto Geobiocal

Equipe do projeto durante pesquisa de campo em Bonito (MS) para coleta de amostras de materiais geológicos. FOTO: Projeto Geobiocal

O mais recente deles foi realizado nesta semana – de 29 de fevereiro a 04 de março – em Curitiba. Os instrutores do curso “Geoquímica de Sedimentos Carbonáticos” foram a professora de Sedimentologia e Geoquímica do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça/ETZ Zurique, Judith Mckenzie; a professora na mesma área, mas vinculada à UFPR, Anelize Bahniuk; o professor Crisogono Vasconcelos, de Geomicrobiologia e Geoquímica também do Instituto Federal de Tecnologia da Suiça/ETZ Zurique; e o professor de Paleontologia e Geoquímica da Universidade de Hiroshima, Fumito Shiraishi.

Equipe do Lamir e

Equipe do Lamir envolve geólogos, químicos, físicos e laboratoristas. FOTO: Acervo ACS

Pesquisa e ensino
O Lamir é um laboratório que prioriza o apoio e o fomento à pesquisa. Para isso, são realizadas inúmeras análises por solicitação de professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação, de diferentes instituições de ensino e pesquisa, do Paraná e do Brasil. Todas as análises são gratuitas ou com custos subsidiados pelo Lamir.

O Laboratório possui ainda um Programa de Apoio ao Desenvolvimento Acadêmico (PADA), que possibilita aos alunos a utilização e o conhecimento das técnicas analíticas utilizadas na caracterização de minerais e rochas. As análises são realizadas pelos próprios alunos interessados, e acompanhadas pelos professores orientadores. O aluno necessariamente tem que participar da preparação das amostras e acompanhar a rotina analítica do laboratório.

Para auxiliar na orientação dos estudantes, o Lamir também mantém uma equipe com geólogos, químicos, físicos e laboratoristas.

LEIA TAMBÉM

LAMIR ganha equipamentos e nova ala em homenagem ao professor José Manoel dos Reis Neto

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR