Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Pesquisadora da UFPR participa de encontro da Unesco sobre mudanças climáticas e sustentabilidade

Jéssica Maes     3 de junho de 2015 - 13h34

Pesquisadores discutem educação e sustentabilidade em encontro na Costa Rica. Imagem: Divulgação Unesco

Pesquisadores discutem educação e sustentabilidade em encontro na Costa Rica. Imagem: Unesco

A doutora em Educação Ambiental Marília Torales Campos, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da UFPR, foi convidada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelo Comitê Internacional da Carta da Terra para participar de uma reunião de especialistas em educação para o enfrentamento das mudanças climáticas e para o desenvolvimento sustentável na América Latina. Realizado entre os dias 12 e 15 de maio em San José, Costa Rica, o evento reuniu dezenas especialistas de várias partes do mundo.

Como resultado das dos debates, foi elaborado um documento-base, que será apresentado no Fórum Mundial de Educação, contendo recomendações para promover a educação como ferramenta para melhorar a adaptação às alterações do clima em países da América Latina. Além disso, foi criada uma rede de especialistas para monitorar o tema. “Foram apresentadas diversas experiências que tem sido realizadas nos países da América Latina”, conta Marília. “Haviam representantes de ministérios da educação e do meio ambiente de quase todos os países e, a partir de agora, eles farão a divulgação dos resultados em seus países”. Quatro representantes do Brasil estiveram presentes e defenderam, especialmente, o estímulo às pesquisas universitárias no campo da Educação Ambiental.

De acordo com a pesquisadora, um dos principais pontos é a formação de professores para atuar nos sistemas de ensino. “É preciso formar pessoas capazes de preparar a população para enfrentar as consequências decorrentes das alterações climáticas”,  comentou a professora, que também coordena o projeto “RESCLIMA: respostas educativas e sociais às alterações climáticas” na UFPR. “A educação tem um papel fundamental para ampliar a capacidade de atuação da sociedade nos processos de prevenção das causas das mudanças climáticas, bem como na necessidade de adaptação e mitigação das consequências deste processo”.

O RESCLIMA é um projeto internacional que trata da relação entre ciência e cultura popular nas representações sociais das alterações e do clima e as contribuições para a educação e comunicação sobre riscos climáticos. Os estudos deste projeto são desenvolvidos paralelamente no Brasil, México, Portugal e Espanha e reúnem pesquisadores de diversas áreas de conhecimento.

O encontro da Unesco foi organizado em resposta ao relatório sobre o clima publicado em 2014 pelo Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC).


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR