Ciência e Tecnologia

Pesquisadora argentina visita Gabinete e faz palestra sobre Bosques do Chaco Argentino

Maria de Lurdes Welter Pereira     1 de novembro de 2012 - 11h26

vice-reitor com a professora Graciela Muniz e a visitante. Fotografia de Leonardo Bettinelli

O programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal promoveu na última sexta-feira uma palestra sobre “Desafios da Gestão dos Bosques Nativos do Chaco Argentino”, com a professora Ana Maria Gimenez, coordenadora argentina do Programa de Internacionalização da Educação Superior e Cooperação Internacional. A conferencista é da Faculdade de Ciências Florestais da Universidade Nacional de Santiago del Estero, cidade a mil quilômetros de Buenos Aires. A conferência será no auditório do Centro da Madeira, no campus Jardim Botânico.

Antes da conferência a visitante esteve no Gabinete do Reitor para uma visita de cortesia e foi recebida pelo vice-reitor Rogério Mulinari. Ambos destacaram a importância da parceria entre as duas instituições para o desenvolvimento da Engenharia Florestal. A coordenadora argentina fez um balanço das atividades desenvolvidas pelos dez doutorandos que vieram de Santiago Del Estero para desenvolver pesquisa na UFPR e dos sete professores que ministraram conferências na Argentina.

professor Rogério ganhou um quadro típico da Argentina. Fotografia de Leonardo Bettinelli

O vice-reitor disse que os estudantes e pesquisadores da UFPR também aprendem muito com o convênio e com a possibilidade de trocar experiências. Os dois grupos estudam a possibilidade de editar uma publicação sobre os trabalhos desenvolvidos nos dois primeiros anos do acordo, destacou Graciela Ines Bolson de Muniz, coordenadora do Laboratório de Qualidade da Madeira e do projeto pela UFPR.

A visitante destacou que nossos problemas florestais são muito semelhantes aos da Argentina e elogiou a qualidade dos equipamentos do curso de Engenharia Florestal da UFPR.