Extensão e Cultura

Pesquisa da UFPR utiliza jogos virtuais para melhorar condição física e funcional de idosas

Superintendência de Comunicação Social     21 de março de 2017 - 8h14

Projeto de pesquisa desenvolvido por três doutorandos do Departamento de Educação Física da UFPR vai utilizar jogos virtuais para melhorar aspectos físicos e funcionais de 120 idosas com idade superior a 65 anos.
Intitulado “Efeitos dos Jogos Virtuais sobre os Aspectos Perceptuais,  Cognitivos, Clínicos e Funcionais”, o projeto vai utilizar jogos virtuais – baseados em videogames – para melhorar aspectos como força e equilíbrio entre os idosos que pertencem a esta faixa etária.
“Queremos reduzir o risco de quedas entre os idosos. Nós constatamos que eles estão caindo muito, independentemente da faixa etária. O risco aumenta drasticamente em idosos que não realizam exercícios físicos ou que não possuem informações sobre o risco para quedas”, explica Natália B. Moreira (orientanda do professor-doutor Paulo Barauce Bento), que conduzirá a pesquisa junto com os doutorandos Arthur Pitta (orientando do professor André Rodacki) e Renata Wolf (orientanda do professor Gleber Pereira).
A constatação da alta incidência de quedas em idosos foi realizada por meio de avaliações realizadas, no ano passado, nas Unidades Básicas de Saúde de Curitiba. “Verificamos que os idosos têm muitos problemas relacionados aos aspectos físicos e funcionais. Os jogos virtuais serão utilizados para melhorar estes aspectos, proporcionando uma melhor qualidade de vida para eles”, explica Natália.
Interessados podem participar
Interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato com o Laboratório do Centro de Estudos do Comportamento Motor (Cecom), do Departamento de Educação Física da UFPR, pelos telefones 41-99959-2873 e 41-99275-8591 ou ainda pelo email: ufprcecom@gmail.com. Todas as atividades são gratuitas e serão desenvolvidas por profissionais da saúde.

As avaliações iniciais dos idosos começam em 27 de março e vão durar um mês. De abril a junho, os doutorandos desenvolverão a atividade com os jogos virtuais e, em agosto, haverá nova avaliação.
As atividades serão desenvolvidas, inicialmente, no prédio histórico da UFPR (na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba) para facilitar o deslocamento dos idosos. E as avaliações serão realizadas no Cecom (localizado no campus da UFPR do Jardim Botânico).