Ensino e Educação

Palestra do Consulado do Japão na UFPR explica processo de seleção para bolsas de estudo

Superintendência de Comunicação Social     25 de abril de 2014 - 18h11

Foto: RichieC/cc-by-sa-2.0

Em palestra no dia 25/04 (sexta-feira), representantes do Consulado Geral do Japão em Curitiba divulgaram à comunidade da UFPR informações sobre as oportunidades de bolsa para especialização, mestrado e doutorado oferecidas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia (MEXT) do país. “Estudantes de qualquer área podem se candidatar, e o interessante é que não é preciso saber o idioma japonês”, explica o professor Luiz Gardenal, chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (Delem).

As inscrições para as bolsas de pós-graduação, que incluem o custeio das passagens aéreas e uma ajuda de custo no valor de US$ 1,5 mil mensais, começam no dia 2 de maio. Para ter direito ao benefício, é preciso apresentar um projeto de pesquisa e ser aprovado em um processo seletivo que inclui provas em japonês ou inglês, além de ser aceito pela universidade em que pretende estudar.

Dependendo do nível de conhecimento em língua japonesa, o estudante contemplado pode receber ainda um curso do idioma nos seis primeiros meses da bolsa. A lista completa dos documentos necessários para a inscrição e outras informações estão disponíveis no site do Consulado Geral do Japão em Curitiba: http://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/bolsa1.html.