Ciência e Tecnologia

Oportunidade de Licenciamento para Pesquisa, Desenvolvimento, Uso e Exploração Comercial

Superintendência de Comunicação Social     12 de setembro de 2017 - 12h16

A Agência de Inovação da UFPR, por meio de Transferência de Tecnologia, Licenciamento de Propriedade Intelectual e desenvolvimento em conjunto em parcerias de PD&I, torna público a oportunidade de Licenciamento para Pesquisa, Desenvolvimento, Uso e Exploração Comercial para a realização de ensaios eficiência agrícola, em caráter exclusivo, das cepas hm053, hm210 e hi1 da bactéria fixadora de nitrogênio Azospirillum brasilense.

Azospirillum brasilense é uma bactéria fixadora de nitrogênio capaz de promover o crescimento vegetal e a aumentar a produção de culturas de importância agrícola como milho, arroz, cana de açúcar e trigo 1 . Estes aumentos na produção variam entre 5 e 30% 2 .Muitas empresas de inoculantes Brasileiras estão produzindo formulações que estão sendo utilizados anualmente em cerca de 3 milhões de hectares de milho e 500 mil hectares de trigo. Além de promover o crescimento vegetal estas estirpes tem papel relevante no controle de fitopatógenos e na resistência à seca destas culturas. Os laboratórios do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR selecionaram novas estirpes de Azospirillum brasilense capazes de excretar grandes quantidades de amônio (HM053 e HM210) e com maior resistência a estresse oxidativo (IH1) que estão sendo oferecidas, em caráter não exclusivo, para desenvolvimento de novos inoculantes e ensaios de eficiência agrícola em campo. As estirpes oferecidas não são transgênicas e foram melhoradas utilizando métodos genéticos e bioquímicos tradicionais.

Para mais informações: http://www.inovacao.ufpr.br/portal/oportunidades/