Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Obra que aborda o Programa “Minha casa, minha vida” será lançada em seminário nesta quarta-feira (19) na Geografia

Celsina Favorito     19 de novembro de 2014 - 16h38

Obra que será lançada nesta quarta-feira (19), no Centro Politécnico

O Programa “Minha casa, minha vida” é tema de um dos capítulos da obra “Curitiba: transformações na ordem urbana”, que será lançada nesta quarta-feira (19), no auditório do Edifício da Administração, localizado no Centro Politécnico da UFPR. O livro será apresentado a profissionais e estudantes durante o seminário “Curitiba: metropolização e transformações sociespaciais no incio do século XXI”, promovido pelo Departamento de Geografia do Setor de Ciências da Terra.

 Segundo a professora Olga Firkowski, coordenadora do Laboratório de Dinâmicas Metropolitanas da UFPR (Ladime), a obra, mais do que apontar em seus 14 capítulos as principais mudanças e permanências, desafios e perspectivas, apresenta uma síntese analítica que contempla as transformações na organização social do território da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e os movimentos de expansão da espacialidade metropolitana. Também traz, ainda, uma breve reflexão teórica e institucional sobre o conteúdo e significado da expressão “território metropolitano”, bem como dos recortes espaciais da RMC e as diversas compreensões sobre a temática, apresentadas pelos autores e pesquisadores em geral.

A professora da UFPR explica que a obra, produzida pelo Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, está dividida em três partes: 1 – o processo de metropolização; 2 – a dimensão socioespacial da exclusão/integração na RM de Curitiba; e 3 – governança urbana, cidadania e gestão da Região Metropolitana. A publicação, ressalta ela, reúne contribuições de pesquisadores de diversas áreas de conhecimento (geografia, arquitetura e urbanismo, economia, demografia, educação, sociologia, direito, entre outras). Olga Firkowski ressalta, ainda, que o livro reflete realidades institucionais de ensino diversas (UFPR e Positivo) e institutos de pesquisas (Ipardes).

Seminário Curitiba

O Seminário “Curitiba: metropolização e transformações socioespaciais no início do século XXI”, será realizado nestas quarta e quinta-feiras (19 e 20) e tem como objetivos contribuir com as reflexões acerca das cidades no mundo contemporâneo; e disponibilizar ao meio acadêmico, gestores urbanos e sociedade em geral, os resultados do programa de pesquisa, desenvolvido nos últimos cinco anos pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia/Observatório das Metrópoles.

O evento será aberto às 19 horas, no auditório da Tecnologia, no Centro Politécnico, com a conferência “Metrópoles: Território, Coesão Social e Governança Democrática:balanço de um programa de pesquisa”.Falará sobre o assunto o professor Luiz César de Queiroz Ribeiro, coordenador nacional do INCT/Observatório das Metrópoles. Na sequência, às 20h30 está programado o lançamento do livro “Curitiba: transformações na ordem urbana”, pela professora Olga Firkowski e Rosa Moura, ambas do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles.

A programação do Seminário na quinta feira (20) será aberta com o painel “Organização social do território metropolitano em Curitiba”. O painel será coordenado por Rosa Moura e apresentado por Marley Deschamps. Atuarão como debatedoras as professoras Ana Lúcia Rodrigues, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá; e Rosseta Mammarella, pesquisadora do Observatório das Metrópoles/Núcleo Porto Alegre.

Na parte da tarde, das 14 as 17 horas, novo painel está programado. O tema desta atividade que será apresentada pelo professor Carlos Antonio de Mattos, da PUC do Chile, é “Governanza neoliberal, financiarización y metamorfosis urbana em el siglo XXI”. A coordenação do debate será feita por Gislene Pereira e participará das discussões o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo Roberto Soares, e também coordenador do Observatório das Metrópoles de Porto Alegre.

Por Celsina Favorito


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR