+ UFPR

Novo Sistema de Progressão Docente torna processo mais rápido e transparente

Superintendência de Comunicação Social     21 de julho de 2017 - 17h41

A UFPR lançou nesta sexta-feira (21) o novo Sistema de Progressão Docente – uma  ferramenta que, a partir de uma base de dados única, automatiza etapas do processo, tornando-o mais simples, ágil, confiável e transparente. Desenvolvido pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE) da universidade, o novo sistema atende a uma antiga reivindicação dos docentes e, além de facilitar as progressões, oferecerá à UFPR um banco de dados importante para o planejamento institucional.

“O processo de progressão docente era, até agora, o exemplo mais emblemático da burocratização da universidade. O novo sistema representa a desburocratização absoluta do processo e ganho de tempo tanto para os docentes quanto para quem avalia os processos, que é a Comissão Permanente de Pessoal Docente”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca durante a cerimônia de lançamento do sistema.

O acesso à ferramenta é feito pela intranet da UFPR. Uma vez aberto o processo, o sistema importa diretamente os currículos dos docentes da Plataforma Lattes, assim como dados do Sistema de Informação para o Ensino (SIE), referentes às atividades acadêmicas de graduação, e do  Sistema Integrado de Gestão da Extensão Universitária (Sigeu) ). Até agora, todas essas informações precisavam ser inseridas no sistema pelo docente, uma a uma. De acordo com o coordenador da Divisão de Sistemas de Informação do CCE, Sedimar Antonio Bortolin, futuramente poderão ser importados automaticamente também os dados referentes a atividades de pós-graduação.

Com base nos documentos importados e inseridos pelo professor, o sistema calcula automaticamente a pontuação de cada docente – etapa que até agora era feita de forma manual pela Comissão Permanente de Progressão Docente (CPPD).

Todo o andamento do processo pode ser acompanhado pelo docente. O sistema utiliza cores diferentes para indicar informações que atendem ou não atendem às exigências, permitindo ao docente verificar imediatamente o status de cada dado e, se for o caso, inserir novos documentos.

Bortolin destaca que o CCE se preocupou também com a portabilidade, desenvolvendo um sistema que pode ser enxergado de forma amigável mesmo em dispositivos móveis, como aparelhos de telefonia celular.

Avanço

Para a representante da APUFPR, professora Raquel Guimarães, o novo sistema representa um grande avanço. Foto: Marcos Solivan – Sucom/UFPR

A representante da Associação dos Professores da UFPR (Apufpr), professora Raquel Guimarães, disse que, embora a categoria reivindique a automatização completa, sem interferência humana, reconhece o sistema como “um grande avanço”. Ela destacou o fato de a entidade ter sido chamada a dialogar com a Reitoria sobre o assunto nos últimos meses.

Para o vice-presidente da CPPD, professor Hideo Araki, o novo sistema facilitará muito o trabalho da comissão. “Vai agilizar bastante o processo, e ao mesmo tempo exigir um esforço institucional para alimentar os sistemas com as informações referentes à atividade docente”, disse.

De acordo com o reitor Ricardo Marcelo, desse processo virá um ganho adicional propiciado pelo novo sistema. “Haverá necessidade de uma alimentação escrupulosa dos sistemas, e assim teremos progressivamente mais e melhores informações sobre o trabalho docente na UFPR. Isso servirá para um melhor diagnóstico e para o planejamento institucional calcado em dados confiáveis”.

O reitor destacou a competência do CCE no desenvolvimento do sistema, que envolve uma arquitetura bastante complexa. “Foi um enorme desafio para o CCE e uma bela demonstração de como a tecnologia da informação pode contribuir para a redução da burocracia”, completou o pró-reitor de Administração, Marco Antonio Ribas Cavalieri.

Como acessar

Para acesso o sistema, os professores precisarão possuir um e-mail @ufpr.br e acessar o sistema pelo endereço https://intranet.ufpr.br/progressaodocente ou a página https://intranet.ufpr.br, clicando no menu SISTEMAS e, depois, em PROGRESSÃO DOCENTE. Na página inicial, haverá um guia de orientação para auxiliar os professores no uso do sistema.

O novo sistema, desenvolvido na Divisão de Sistemas de Informação do CCE foi apresentado pelos seus técnicos em duas sessões na CPPD e homologado ao fim de junho.