Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Novo Sistema de Progressão Docente torna processo mais rápido e transparente

Superintendência de Comunicação Social     21 de julho de 2017 - 17h41

A UFPR lançou nesta sexta-feira (21) o novo Sistema de Progressão Docente – uma  ferramenta que, a partir de uma base de dados única, automatiza etapas do processo, tornando-o mais simples, ágil, confiável e transparente. Desenvolvido pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE) da universidade, o novo sistema atende a uma antiga reivindicação dos docentes e, além de facilitar as progressões, oferecerá à UFPR um banco de dados importante para o planejamento institucional.

“O processo de progressão docente era, até agora, o exemplo mais emblemático da burocratização da universidade. O novo sistema representa a desburocratização absoluta do processo e ganho de tempo tanto para os docentes quanto para quem avalia os processos, que é a Comissão Permanente de Pessoal Docente”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca durante a cerimônia de lançamento do sistema.

O acesso à ferramenta é feito pela intranet da UFPR. Uma vez aberto o processo, o sistema importa diretamente os currículos dos docentes da Plataforma Lattes, assim como dados do Sistema de Informação para o Ensino (SIE), referentes às atividades acadêmicas de graduação, e do  Sistema Integrado de Gestão da Extensão Universitária (Sigeu) ). Até agora, todas essas informações precisavam ser inseridas no sistema pelo docente, uma a uma. De acordo com o coordenador da Divisão de Sistemas de Informação do CCE, Sedimar Antonio Bortolin, futuramente poderão ser importados automaticamente também os dados referentes a atividades de pós-graduação.

Com base nos documentos importados e inseridos pelo professor, o sistema calcula automaticamente a pontuação de cada docente – etapa que até agora era feita de forma manual pela Comissão Permanente de Progressão Docente (CPPD).

Todo o andamento do processo pode ser acompanhado pelo docente. O sistema utiliza cores diferentes para indicar informações que atendem ou não atendem às exigências, permitindo ao docente verificar imediatamente o status de cada dado e, se for o caso, inserir novos documentos.

Bortolin destaca que o CCE se preocupou também com a portabilidade, desenvolvendo um sistema que pode ser enxergado de forma amigável mesmo em dispositivos móveis, como aparelhos de telefonia celular.

Avanço

Para a representante da APUFPR, professora Raquel Guimarães, o novo sistema representa um grande avanço. Foto: Marcos Solivan – Sucom/UFPR

A representante da Associação dos Professores da UFPR (Apufpr), professora Raquel Guimarães, disse que, embora a categoria reivindique a automatização completa, sem interferência humana, reconhece o sistema como “um grande avanço”. Ela destacou o fato de a entidade ter sido chamada a dialogar com a Reitoria sobre o assunto nos últimos meses.

Para o vice-presidente da CPPD, professor Hideo Araki, o novo sistema facilitará muito o trabalho da comissão. “Vai agilizar bastante o processo, e ao mesmo tempo exigir um esforço institucional para alimentar os sistemas com as informações referentes à atividade docente”, disse.

De acordo com o reitor Ricardo Marcelo, desse processo virá um ganho adicional propiciado pelo novo sistema. “Haverá necessidade de uma alimentação escrupulosa dos sistemas, e assim teremos progressivamente mais e melhores informações sobre o trabalho docente na UFPR. Isso servirá para um melhor diagnóstico e para o planejamento institucional calcado em dados confiáveis”.

O reitor destacou a competência do CCE no desenvolvimento do sistema, que envolve uma arquitetura bastante complexa. “Foi um enorme desafio para o CCE e uma bela demonstração de como a tecnologia da informação pode contribuir para a redução da burocracia”, completou o pró-reitor de Administração, Marco Antonio Ribas Cavalieri.

Como acessar

Para acesso o sistema, os professores precisarão possuir um e-mail @ufpr.br e acessar o sistema pelo endereço https://intranet.ufpr.br/progressaodocente ou a página https://intranet.ufpr.br, clicando no menu SISTEMAS e, depois, em PROGRESSÃO DOCENTE. Na página inicial, haverá um guia de orientação para auxiliar os professores no uso do sistema.

O novo sistema, desenvolvido na Divisão de Sistemas de Informação do CCE foi apresentado pelos seus técnicos em duas sessões na CPPD e homologado ao fim de junho.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR