+ UFPR

Novo Sistema de Gestão para a Pós-Graduação garante uma UFPR mais transparente para a sociedade

Dafne Salvador     6 de novembro de 2017 - 11h11

Mais simples, ágil e seguro para o universo acadêmico e científico da UFPR. Esse é o conceito da nova versão do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA 3.0 da universidade. O objetivo é garantir a transparência e organizar as informações dos programas de pós-graduação da UFPR de forma dinâmica e ágil, ou seja, por meio da inteligência artificial, garantir atualizações em tempo real por meio da integração entre sistemas internos e externos à instituição.

Desenvolvido internamente pela UFPR, o software tem uma base livre, o que o torna flexível e independente de licenças e pagamentos para seu uso, além disso, foi totalmente desenhado para atender às demandas da própria instituição nos seus três eixos centrais: pesquisa, ensino e extensão.

SIGA 3.0 permite compreender toda a dimensão da UFPR

Uma instituição de ensino superior apóia-se sob o tripé ensino-pesquisa-extensão, portanto, para ter a real dimensão do impacto e da tamanho da universidade, é preciso criar e manter bases seguras que garantam a gestão e transparência dos recursos e seus produtos.

Uma das principais características do SIGA 3.0 é a integração com outras plataformas, como a do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação Araucária, Núcleos de Concursos, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Receita Federal e Agências Públicas e Privadas. Além disso, o SIGA 3.0 está organizado em sete subeixos, que permite traçar um histórico de cada personagem da instituição: pessoas, cursos, disciplinas, projetos, infraestrutura, produção intelectual e gestão. Ao combinar esses subeixos o sistema produz informações rastreáveis e auditáveis de forma rápida e eficiente.

Qual a vantagem do novo sistema?

A principal vantagem do SIGA 3.0 é a sua integração com outras plataformas de dados, que permite à UFPR, por meio de um único sistema, gerenciar as três atividades fins da instituição no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Os antigos sistemas, SIGA e SIGA 2.0, eram segmentados e precisavam ser alimentados e atualizados com informações que já existiam em outras plataformas, como o Currículo Lattes dos professores e pesquisadores. Essa versão, que foi construída coletivamente pelas demandas da comunidade interna, é flexível, se adapta rapidamente às necessidades da instituição e pode prover instantaneamente informações frequentemente solicitadas pela comunidade interna, pela sociedade e pelos órgãos de controle.

Esse tipo de gerenciamento por sistema permite gerar os mais diversos dados sobre a universidade: indicadores, índices de qualificação do corpo docente, discentes, verificação de pendências, registros de diplomas, evasão e sucesso de estudantes, projetos e pesquisas. É possível ainda que a iniciativa privada tenha informações sobre áreas de pesquisa com as quais podem realizar parcerias e deixa mais transparente os dados sobre bolsas, pois qualquer cidadão poderá identificar os beneficiários e os valores pagos das bolsas pagas na UFPR

Segundo o professor André Rodacki, coordenador dos programas de pós-graduação, a UFPR possuí aproximadamente 50 sistemas que não conversavam entre si. “O SIGA 3.0 foi modulado para a UFPR. É o nosso sistema. E a intenção é alimentar apenas um banco de dado, facilitando o gerenciamento, garantindo a qualidade e segurança das informações”.