Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Novo Sistema de Gestão para a Pós-Graduação garante uma UFPR mais transparente para a sociedade

Dafne Salvador     6 de novembro de 2017 - 11h11

Mais simples, ágil e seguro para o universo acadêmico e científico da UFPR. Esse é o conceito da nova versão do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA 3.0 da universidade. O objetivo é garantir a transparência e organizar as informações dos programas de pós-graduação da UFPR de forma dinâmica e ágil, ou seja, por meio da inteligência artificial, garantir atualizações em tempo real por meio da integração entre sistemas internos e externos à instituição.

Desenvolvido internamente pela UFPR, o software tem uma base livre, o que o torna flexível e independente de licenças e pagamentos para seu uso, além disso, foi totalmente desenhado para atender às demandas da própria instituição nos seus três eixos centrais: pesquisa, ensino e extensão.

SIGA 3.0 permite compreender toda a dimensão da UFPR

Uma instituição de ensino superior apóia-se sob o tripé ensino-pesquisa-extensão, portanto, para ter a real dimensão do impacto e da tamanho da universidade, é preciso criar e manter bases seguras que garantam a gestão e transparência dos recursos e seus produtos.

Uma das principais características do SIGA 3.0 é a integração com outras plataformas, como a do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação Araucária, Núcleos de Concursos, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Receita Federal e Agências Públicas e Privadas. Além disso, o SIGA 3.0 está organizado em sete subeixos, que permite traçar um histórico de cada personagem da instituição: pessoas, cursos, disciplinas, projetos, infraestrutura, produção intelectual e gestão. Ao combinar esses subeixos o sistema produz informações rastreáveis e auditáveis de forma rápida e eficiente.

Qual a vantagem do novo sistema?

A principal vantagem do SIGA 3.0 é a sua integração com outras plataformas de dados, que permite à UFPR, por meio de um único sistema, gerenciar as três atividades fins da instituição no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Os antigos sistemas, SIGA e SIGA 2.0, eram segmentados e precisavam ser alimentados e atualizados com informações que já existiam em outras plataformas, como o Currículo Lattes dos professores e pesquisadores. Essa versão, que foi construída coletivamente pelas demandas da comunidade interna, é flexível, se adapta rapidamente às necessidades da instituição e pode prover instantaneamente informações frequentemente solicitadas pela comunidade interna, pela sociedade e pelos órgãos de controle.

Esse tipo de gerenciamento por sistema permite gerar os mais diversos dados sobre a universidade: indicadores, índices de qualificação do corpo docente, discentes, verificação de pendências, registros de diplomas, evasão e sucesso de estudantes, projetos e pesquisas. É possível ainda que a iniciativa privada tenha informações sobre áreas de pesquisa com as quais podem realizar parcerias e deixa mais transparente os dados sobre bolsas, pois qualquer cidadão poderá identificar os beneficiários e os valores pagos das bolsas pagas na UFPR

Segundo o professor André Rodacki, coordenador dos programas de pós-graduação, a UFPR possuí aproximadamente 50 sistemas que não conversavam entre si. “O SIGA 3.0 foi modulado para a UFPR. É o nosso sistema. E a intenção é alimentar apenas um banco de dado, facilitando o gerenciamento, garantindo a qualidade e segurança das informações”.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR