Ensino e Educação

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Nova resolução dá mais autonomia aos colegiados de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e atualiza as regras

Jéssica Tokarski     1 de dezembro de 2017 - 13h36

Em Sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), nesta sexta-feira (1°), os conselheiros discutiram e aprovaram nova resolução que estabelece normas gerais únicas para os cursos de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Paraná.

Proposta pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o objetivo da resolução é atualizar as normas que já vigoram (Res. nº 65/09-CEPE) tornando-as mais transparentes e atuais. Nesse sentindo, o documento concede maior autonomia aos colegiados dos programas para definir suas próprias questões e aposta na internacionalização.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destaca a importância dessa iniciativa. “Esta é uma resolução que atualiza a pós-graduação aos nossos tempos e olha para o futuro, desburocratiza muito os procedimentos e empodera os colegiados. Efetivamente estamos dando um grande passo no projeto de fazer crescer a qualidade dos nossos programas de pós-graduação stricto sensu”.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco Mendonça, a nova resolução atualiza a legislação tornando-a mais condizente com a realidade da pós-graduação brasileira. “A pós-graduação brasileira mudou muito e a normatização de 2009 tornou-se anacrônica no que diz respeito à cobrança externa dos órgãos avaliativos e à própria universidade”.

Um dos principais destaques da norma está relacionado à maior autonomia concedida aos programas. “Dessa forma empoderamos devidamente os colegiados que são, efetivamente, a congregação de professores e alunos, pessoas que acompanham o cotidiano da produção científica. Estamos criando uma forma para que os colegiados se articulem melhor na condução de seu trabalho”, explica Mendonça.

Outro aspecto bastante enfatizado é o da internacionalização. O documento propõe aberturas consideráveis que valorizam e amparam a internacionalização. “Não podemos continuar com a produção do conhecimento stricto sensu com amarras ou condições que não potencializem este aspecto. Sobretudo os programas de conceito 6 e 7, que somam 10 cursos, devem vivenciar de maneira mais plena a internacionalização”, afirma o pró-reitor que também vem criando e discutindo, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), ações para reforçar esse item.

Em paralelo à aprovação dessa resolução, a PRPPG desenvolveu o Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação (SIGAUFPR©), sistema eletrônico confiável e ágil que revoluciona as relações entre estudantes, laboratórios, orientadores, professores e coordenação, permitindo atuação mais dinâmica.

Democratização

Essa nova resolução surge como resultado de um amplo diálogo com a comunidade universitária que acontece há cerca de três anos. Segundo Mendonça, o documento constitui a sensibilidade da própria comunidade. “Nós recebemos muitas contribuições de professores e estudantes e pudemos aglutinar várias sugestões importantes em uma conversa com o fórum de coordenadores da pós-graduação, avançando discussões capilarizadas. Este é um processo extremamente democratizado”.

A partir da data de publicação da resolução, os 86 programas de Pós-graduação Stricto Sensu (PPGs) da UFPR terão 180 dias para adequarem seus regimentos às novas regras.