+ UFPR

Nova direção do Setor Palotina toma posse

Simone Meirelles     17 de maio de 2017 - 16h42

Prof. Elisandro Frigo fala durante o evento (fotos Leandro Santana)

Os professores Elisandro Pires Frigo e Yara Moretto tomaram posse na noite do último dia 16 de maio como diretor e vice-diretora do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná. O mandato vai até o ano de 2021. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Palotina, com a presença de autoridades locais, do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, da vice reitora Graciela Bolzón de Muniz, de pró-reitores e professores que viajaram de Curitiba para Palotina para acompanhar o evento.

O Setor Palotina é fruto da transformação do campus Avançado de Palotina, existente desde 1993. Sua criação foi aprovada em reunião do Conselho Universitário e oficializada em novembro de 2012.  Nele funcionam oito cursos de graduação: Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Energias Renováveis, Licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura em Computação e Medicina Veterinária. Há ainda seis cursos de pós-graduação. Para atendimento externo, conta com um Hospital Veterinário.

Vice-reitora Graciela Muniz, reitor Ricardo Marcelo, professores Elisandro Frigo e Yara Moretto

Sobre a nova diretoria

O professor Elisandro Frigo, também diretor do Setor Palotina na gestão 2013/2017, é engenheiro agrônomo, com doutorado em Agronomia pela FCA-Unesp, atuando principalmente nas áreas de hidráulica, recursos hídricos e meio ambiente, irrigação e drenagem. É professor do curso de doutorado e mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR, e do mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Já a professora Yara é graduada em Ciências Biológicas e tem mestrado e doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. É professora adjunta do Setor Palotina da UFPR desde 2011. Tem experiência nas áreas de ecologia de ecossistemas aquáticos, bioindicadores e gestão ambiental.

Autoridades presentes na posse da nova direção do Setor Palotina da UFPR