+ UFPR

Nota de pesar pelo falecimento do reitor da UFSC

Superintendência de Comunicação Social     2 de outubro de 2017 - 16h18

A Universidade Federal do Paraná lamenta profundamente o trágico falecimento do Prof. Dr. Luiz Carlos Cancellier de Olivo, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina. Como faz hoje o conjunto das Universidades Federais brasileiras, a UFPR decreta também luto de três dias.

Acompanhando a nota publicada pela ANDIFES, entendemos que a ocasião, além de ser de  pesar e de solidariedade aos familiares e aos amigos do professor Cancellier, é de reflexão sobre o papel desempenhado atualmente em nosso país pelos aparatos estatais de controle e de punição, bem como sobre a consequente repercussão pública, especialmente nesse momento crítico vivido pelas Universidades. E, não menos importante, ponderar, em nossa jovem democracia, sobre o necessário resgate de uma cultura de direitos que respeite a dignidade humana, o contraditório, a ampla defesa e a presunção de inocência, reafirmando que  a responsabilidade em relação à vida é soberana em qualquer situação.

Leia também a nota emitida pela Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.  ​