Ciência e Tecnologia

Mobilidade e sustentabilidade são temas de acordo de cooperação assinado entre UFPR e University of Twente

Jéssica Tokarski     29 de agosto de 2017 - 11h42

A Universidade Federal do Paraná deu mais um passo para o avanço da forte política de internacionalização que vem implantando. Nesta terça-feira (30), a instituição assinou um termo de cooperação com a Faculty of Behavioural Management and Social Sciences (BMS) da University of Twente (UT), da Holanda.

O acordo tem a intenção de estabelecer uma cooperação mútua ampla entre a UFPR e a UT, que permitirá atividades bilaterais como visitas e intercâmbios de professores e estudantes, coordenação e participação em projetos de pesquisa, seminários, conferências e intercâmbio de informações decorrentes de resultado de pesquisa.

Foto: Marcos Solivan

Destaca-se no acordo o interesse pelo desenvolvimento de pesquisas a respeito de mobilidade, sustentabilidade e produção de novas energias. O diretor da Agência UFPR Internacional, André de Macedo Duarte, salientou o valor em comum dado pelas duas instituições a essas áreas. “A UT é uma universidade que combina tanto o setor de tecnologia quanto o setor de ciências humanas e sociais aplicadas, por isso tem o objetivo de colaborar e estabelecer programas nessa temática, campo que queremos privilegiar aqui na UFPR”, conta.

O acordo de cooperação foi assinado pela vice-reitora Graciela Inês Bolzón de Muniz. Também estiveram presentes na reunião o Pró-Reitor de Pesquisa e Graduação, Francisco de Assis Mendonça, o professor da universidade holandesa Theo Toonen, a coordenadora da Smart Cities Initiative, Maya van den Berg, e professores e servidores da UFPR ligados a essas áreas de interesse.

Para mais informações sobre a University of Twente, acesse este link.