Ciência e Tecnologia

Setor Litoral encerra hoje (9) inscrição no mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável

Superintendência de Comunicação Social     9 de fevereiro de 2015 - 8h52

FOTO: Leonardo Bettinelli

O Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná recebe inscrições somente até hoje, segunda-feira (9)para o mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável. O Programa de Pós-Graduação tem como objetivo conciliar temas de extrema importância no século XXI: preservação da natureza, diversidade cultural, políticas públicas e desenvolvimento territorial. Numa perspectiva interdisciplinar, assume a indissociabilidade entre natureza, cultura e sociedade e o desafio de pensar o ecodesenvolvimento, por meio das potencialidades locais e/ou regionais.

O primeiro programa de Mestrado do Setor Litoral da UFPR iniciou suas atividades em 2014, em consonância com o Projeto Político Pedagógico setorial que busca viabilizar uma educação crítica e transformadora, atuando no desenvolvimento da região do litoral paranaense e do Vale do Ribeira. Sua complexidade e dinamicidade socioambiental são objetos das três linhas de pesquisa do PPGDTS: Socioeconomia e Saberes Locais, Redes Sociais e Políticas Públicas, e Ecologia e Biodiversidade.

A primeira linha, socioeconomia e saberes locais, busca identificar e pesquisar correntes teóricas que destacam os saberes locais como alternativas de desenvolvimento, ou ainda, estudos de casos comparados que reconheçam que os saberes locais promovem formas alternativas de desenvolvimento territorial sustentável. A segunda, Redes Sociais e Políticas Públicas, busca propor ferramentas e acompanhar intervenções para a gestão dos desafios identificados nos estudos realizados no Programa. A terceira, Ecologia e biodiversidade, e uma linha de pesquisa que se propõe a produzir conhecimentos acerca de processos ecológicos e de dinâmicas ecossistêmicas que fluem no território, sejam estes antropogênicos ou naturais.

Os interessados poderão realizar sua inscrição por procuração, pelo correio ou pessoalmente na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável e na Recepção do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná, Rua Jaguariaíva, 512, Caiobá – Matinhos (PR). O horário de atendimento de segunda a sexta-feira é das 13h30 às 17h30. São aceitas inscrições pelo Correio (via SEDEX) até o próximo dia 06. Telefones para contato: (41) 3511-8371 / 8350 (Secretaria do PPGDTS) e (41) 3511-8300 (Setor Litoral)

Por Franciane Martins (sob orientação de Jaqueline Carrara)