+ UFPR

Marcha pela Ciência no Brasil acontece neste sábado nas escadarias do Prédio Histórico da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     9 de novembro de 2017 - 15h29

Acontece neste sábado (11) a 2ª Marcha pela Ciência no Brasil, promovida por associações científicas e acadêmicas com o apoio da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC). O ato será nas escadarias do Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade das 10h30 às 12h30. Neste fim de semana haverá manifestações também no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Maranhão.

A marcha é uma manifestação da comunidade científica contra a redução no financiamento para instituições de ensino e pesquisa do Brasil e principalmente contra os cortes drásticos nos recursos federais para pesquisas em Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é pressionar parlamentares para que os cortes feitos no orçamento de 2018 para o financiamento da pesquisa sejam revertidos.

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, ressalta que é importante que todas as associações científicas do País se incorporem à iniciativa e se engajem na organização e divulgação das atividades.

SBPC

A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. A instituição costuma participar ativamente de debates sobre questões que determinam os rumos das políticas de Ciência e Tecnologia e da Educação no Brasil.

Em agosto deste ano, a Sociedade encaminhou à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal, ao Ministério da Educação e ao governo do Paraná moção em que se posiciona contra a proposta de criação de uma nova universidade federal a partir da desagregação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e da incorporação de dois campi da UFPR (Palotina e Toledo). A proposta do deputado federal Sérgio Souza foi retirada no mesmo mês.

Marcha Pela Ciência em Curitiba

Data: 11 de novembro