Extensão e Cultura

MAE-UFPR de Paranaguá recebe exposição sobre a evolução humana

Superintendência de Comunicação Social     13 de setembro de 2017 - 11h19

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR recebe, nesta sexta-feira (15), a exposição “Nos Passos da Evolução Humana” em sua sede expositiva em Paranaguá.

Proposta pelo Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso, de Ponta-Grossa,  a exposição será aberta às 15 horas com uma palestra do curador da exposição, professor Moacir Elias Santos e, em seguida, prossegue com uma visita guiada.

A mostra trata das origens e do desenvolvimento de diversas espécies de australopitecíneos e de hominídeos que resultaram, a partir de milhares de anos de evolução, no aparecimento do Homo sapiens sapiens. A exposição tem como objetivo mostrar, por meio das réplicas e dos fac-símiles, as principais alterações físicas que foram surgindo na anatomia ancestral, principalmente, o bipedismo e o aumento do cérebro.

Seus painéis apresentam a origem dos fósseis e como seriam as faces destes antepassados, a partir de um trabalho de aproximação facial realizado com as réplicas da exposição. As aproximações faciais foram desenvolvidas pelo designer Cícero Moraes, e a montagem da mostra foi realizada por Santos e pela professora Liliane Cristina Coelho.

A exposição permanece no MAE-UFPR de Paranaguá até 31 de janeiro de 2018.

Serviço:
Exposição “Nos Passos da Evolução Humana”
Quando: de 15/9 (abertura às 15 horas) a 31/1/2018, das 8 às 20 horas, exceto às segundas
Onde: MAE-UFPR de Paranaguá (Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico)