Extensão e Cultura

MAE-UFPR oferece curso de extensão sobre a relação entre povos indígenas e museus

Superintendência de Comunicação Social     10 de outubro de 2017 - 14h58

Exposição “Kãchi Katukina” de 2015 – A curadoria da exposição foi realizada com a participação dos próprios índios Katukina, do Acre. Na foto, Wisi (à esq.) e Mame (á dir.) mostram um kãchi pronto. Crédito: Douglas Fróis/Acervo MAE-UFPR

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR oferece, nos dias 18, 25 de outubro e 1º de novembro de 2017, o curso de extensão universitária “Lugares das memórias contadas: Indígenas, Território, museus, objetos e musealização”, ministrado pelo Dr. Josué Carvalho, professor do Programa de Pós-Graduação em Museologia-USP. O curso acontece na Reitoria da UFPR das 18h às 22h no Auditório da Biblioteca de Humanas da UFPR, no Prédio Dom Pedro I, no centro de Curitiba.

Entre os assuntos abordados, o curso trará discussões sobre as apropriações nativas do conceito de museu, e também sobre os desafios, no campo da Museologia, relativos à constituição de museus com o outro — especificamente com aquele de quem se fala nos chamados “processos de curadoria compartilhada”. Trata-se, assim, de pensar os museus “com” e “para” os povos indígenas. O objetivo é se aproximar da perspectiva indígena sobre quais são as relações possíveis com os museus, e sobre o que da sua cultura é passível de musealização.

Mae-ufpr

Com carga horária de 12h, o curso é dividido em três encontros que acontecem em três quarta-feiras consecutivas. No primeiro dia pretende-se apresentar uma contextualização sobre os museus indígenas no sul do Brasil atual. No dia 25 será realizada uma discussão acerca da apropriação indígena dos museus e os processos de curadoria compartilhada. No último dia, em 1º de novembro, está prevista uma discussão de textos acadêmicos sobre memórias, museus e antropologia, à luz das concepções indígenas de museus.

A inscrição para o curso é gratuita e deve ser feita até às 23h59min do dia 17 de outubro pelo link bit.ly/lugaresmemorias-mae-ufpr e seus participantes com 80% de presença receberão certificado.

Serviço
Curso de Extensão “Lugares das memórias contadas: Indígenas, Território, museus, objetos e musealização”
Data: 18, 25 de outubro e 1º de novembro |
Local: Reitoria da UFPR – Rua General Carneiro, 442 – Centro – Curitiba – Auditório da Biblioteca de Humanas da UFPR, no Prédio Dom Pedro I (acesso pela biblioteca, no 2º andar do prédio).|
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/lugaresmemorias-mae-ufpr .
Confirme sua presença no evento!
Mais informações: (41) 3313-2042 (com Laura) e www.facebook.com/MAEUFPR