Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Livro “Bioecologia do desenvolvimento na Síndrome de Down” tem dois autores com a síndrome e tem lançamento no dia 13

Jéssica Tokarski     10 de novembro de 2017 - 13h10

Em comemoração aos 20 anos do Ambulatório da Síndrome de Down do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, será lançado na próxima segunda-feira (13) um livro idealizado e organizado pela professora do Setor de Educação, Maria de Fatima Minetto, e pela pediatra e responsável pelo Ambulatório da Síndrome de Down, Beatriz Bermudez. Entre os autores do livro, estão dois autodefensores  que têm a síndrome.

O livro “Bioecologia do desenvolvimento na Síndrome de Down” possui capítulos escritos por especialistas que revelam práticas em saúde e educação baseadas em descobertas decorrentes de pesquisas existentes. Com cunho interdisciplinar, a obra reúne um grupo de pesquisadores de diferentes áreas e especialidades.

Dentre os autores estão docentes de diferentes Programas de Pós-Graduação do País que oferecem contribuição científica e tecnológica para problemas atuais relacionados à temática. Também participam da obra os escritores João Vitor Mancini Silveiro e Laura Deorsola Xavier Negri, que têm síndrome down, são autodefensores e farão palestras no lançamento.

Fátima destaca que o livro foi organizado a partir da interrelação das áreas de saúde e educação e, além de celebrar o aniversário do Ambulatório, apresenta um Prontuário Bioecológico de acompanhamento do desenvolvimento ao longo do ciclo vital. “Esses dados fazem parte de um longo trabalho que é o único no Brasil, pois realiza o acompanhamento longitudinal de cerca de quatro mil pacientes”.

O objetivo da obra é mostrar a complexidade do tema Síndrome de Down neste século, evidenciando a mudança de paradigma na visão do desenvolvimento da pessoa com a síndrome numa perspectiva de autonomia e inclusão. “Atendimento humanizado, respeito à família e um olhar voltado à pessoa, e não somente a sua condição genética, têm sido o foco da equipe”, conta Fátima.

O lançamento acontece no dia 13 de novembro às 19h no Anfiteatro 100 do Edifício D. Pedro I da Reitoria.

Serviço

Data: 13 de novembro

Horário: 19h

Local: Anfiteatro 100 do Edifício D. Pedo I da Reitoria.

Endereço: Rua Amintas de Barros,460, Curitiba/PR.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR