Ciência e Tecnologia

Labmóvel, da UFPR, promove Semana de Ciência e Tecnologia no litoral do Paraná

Superintendência de Comunicação Social     21 de outubro de 2015 - 9h37

Programação do Setor Litoral é aberta à comunidade. Imagem: Marcos Solivan

Parceiro do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Laboratório Móvel de Divulgação Cientifica (Labmóvel), programa de extensão da UFPR, é o responsável pela promoção da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no litoral do Paraná. Entre as principais atividades programadas para este ano estão: a V Feira de Ciências (4 a 6 de novembro, no Setor Litoral, em Matinhos), a peça de teatro Blackout (dia 22 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal Raquel Costa, em Paranaguá), e a exposição Luz, Ciência e Vida (de 21 de outubro a 27 de novembro, no Campus do IFPR, em Paranaguá).

A SNCT é realizada todo mês de outubro sob a coordenação do MCTI e conta com a colaboração de órgãos públicos, instituições de ensino e pesquisa, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. O evento visa aproximar a ciência e tecnologia da população, por meio meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a discussão das implicações sociais da ciência. O tema da 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia é “Luz, Ciência e Vida”, devido à decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz.

Programação

Desde 2011, o Labmóvel promove a Feira de Ciência do Litoral Paranaense, evento em que estudantes e professores da rede pública de ensino têm a oportunidade de apresentar experimentos e pesquisas desenvolvidos por eles. Essa ação possibilita a interação dos participantes no desenvolvimento das atividades, com o apoio de docentes e bolsistas vinculados ao Labmóvel. E a integração vai além do evento, pois a premiação principal são bolsas de Iniciação Científica Junior (CNPq), que proporcionam a continuidade e aperfeiçoamento dos estudantes envolvidos nos projetos ganhadores.

SNCT

Imagem: Divulgação

Na exposição Luz, Ciência e Vida, os estudantes, professores e a comunidade poderão manipular e interagir com experimentos relativos às radiações eletromagnéticas (luz visível e invisível) e fenômenos ondulatórios, bem como materiais que demonstrem a característica dual da luz (onda-partícula). Além disso, acontecerão exposições artísticas e figuras com ilusão de óptica, como as usadas pelo artista gráfico Maurits Cornelis Escher.

A peça de teatro Blackout vem ao encontro da temática da SNCT 2015 e apresenta possibilidades para ensinar conteúdos científicos incríveis sobre a natureza da luz e suas propriedades como partícula e onda. Nela, os atores trabalham conceitos científicos básicos sobre a luz, explorando cores e prismas. Os três atores em cena representam a luz personificada, levando o público infanto-juvenil para uma viagem lúdica e experimental com as cores e prismas.

Mais informações estão disponíveis no site da SNCT.

Por Aline Gonçalves, Assessoria de Comunicação do Setor Litoral

Saiba mais: Campus de Jandaia do Sul envolve moradores da região no Vale da Ciência