Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Labmóvel, da UFPR, promove Semana de Ciência e Tecnologia no litoral do Paraná

Superintendência de Comunicação Social     21 de outubro de 2015 - 9h37

Programação do Setor Litoral é aberta à comunidade. Imagem: Marcos Solivan

Programação do Setor Litoral é aberta à comunidade. Imagem: Marcos Solivan

Parceiro do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Laboratório Móvel de Divulgação Cientifica (Labmóvel), programa de extensão da UFPR, é o responsável pela promoção da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no litoral do Paraná. Entre as principais atividades programadas para este ano estão: a V Feira de Ciências (4 a 6 de novembro, no Setor Litoral, em Matinhos), a peça de teatro Blackout (dia 22 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal Raquel Costa, em Paranaguá), e a exposição Luz, Ciência e Vida (de 21 de outubro a 27 de novembro, no Campus do IFPR, em Paranaguá).

A SNCT é realizada todo mês de outubro sob a coordenação do MCTI e conta com a colaboração de órgãos públicos, instituições de ensino e pesquisa, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. O evento visa aproximar a ciência e tecnologia da população, por meio meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a discussão das implicações sociais da ciência. O tema da 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia é “Luz, Ciência e Vida”, devido à decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz.

Programação

Desde 2011, o Labmóvel promove a Feira de Ciência do Litoral Paranaense, evento em que estudantes e professores da rede pública de ensino têm a oportunidade de apresentar experimentos e pesquisas desenvolvidos por eles. Essa ação possibilita a interação dos participantes no desenvolvimento das atividades, com o apoio de docentes e bolsistas vinculados ao Labmóvel. E a integração vai além do evento, pois a premiação principal são bolsas de Iniciação Científica Junior (CNPq), que proporcionam a continuidade e aperfeiçoamento dos estudantes envolvidos nos projetos ganhadores.

SNCT

Imagem: Divulgação

Na exposição Luz, Ciência e Vida, os estudantes, professores e a comunidade poderão manipular e interagir com experimentos relativos às radiações eletromagnéticas (luz visível e invisível) e fenômenos ondulatórios, bem como materiais que demonstrem a característica dual da luz (onda-partícula). Além disso, acontecerão exposições artísticas e figuras com ilusão de óptica, como as usadas pelo artista gráfico Maurits Cornelis Escher.

A peça de teatro Blackout vem ao encontro da temática da SNCT 2015 e apresenta possibilidades para ensinar conteúdos científicos incríveis sobre a natureza da luz e suas propriedades como partícula e onda. Nela, os atores trabalham conceitos científicos básicos sobre a luz, explorando cores e prismas. Os três atores em cena representam a luz personificada, levando o público infanto-juvenil para uma viagem lúdica e experimental com as cores e prismas.

Mais informações estão disponíveis no site da SNCT.

Por Aline Gonçalves, Assessoria de Comunicação do Setor Litoral

Saiba mais: Campus de Jandaia do Sul envolve moradores da região no Vale da Ciência


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR