Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Jornada de Matemática premia trabalhos em seis áreas

Aline Fernandes França     13 de novembro de 2017 - 13h44

Reconhecer a qualidade e a contribuição de trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação. Esse é o objetivo do prêmio Excelência Acadêmica, que integra a Jornada de Matemática Aplicada e Educação Matemática (J3M) da UFPR. A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira (10), no Centro Politécnico.

Durante quatro dias de evento, estudantes de graduação, sob a orientação de professores, apresentaram 58 trabalhos em seis subáreas: Álgebra, Análise Matemática/Equações Diferenciais, Análise Numérica, Educação Matemática, Geometria e Topologia e Otimização.

Estudantes e professores durante a cerimônia de premiação da J3M. Fotos: Samira Chami Neves

Bancas especializadas avaliaram as apresentações dos acadêmicos. No total, 18 trabalhos foram premiados.

Na J3M, os alunos divulgam os trabalhos, recebem sugestões da banca e se preparam para outros eventos. É um aprendizado incrível, até mesmo para os orientadores, porque o feedback da banca também serve para nós”, destacou a coordenadora do curso de Matemática da UFPR, Elisângela de Campos.

O idealizador da Jornada, professor Alexandre Kirilov, lembrou que a ideia era criar um evento escola. “Na escola você pode errar, por isso a proposta é cometer erros aqui e levar o aprendizado para os eventos nacionais e internacionais”, disse. Kirilov também falou sobre o desenvolvimento da J3M. “A Jornada começou pequena e hoje dobrou de tamanho, não imaginei que cresceria tanto”, avaliou.

O professor José Eduardo Pecora Júnior representou a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR. “O evento é uma semente que planta o gosto pela pesquisa. Com essa atitude do departamento de Matemática, vão nascer futuros pesquisadores”, ressaltou.

O vice-diretor do setor de Ciências Exatas, professor Alexandre Trovon, parabenizou os trabalhos. “A Jornada tem a capacidade de abranger diversos assuntos. Muitos trabalhos já chegaram a um nível além da graduação, são novos pontos de vista, futuros projetos e temas de investigação”, afirmou.

O evento foi organizado por 15 estudantes do curso que integram o PET – Programa de Educação Tutorial. O coordenador da Jornada e chefe do departamento do curso de Matemática, José Carlos Eidam, avalia como positiva a edição. “Em todas as bancas tivemos trabalhos muito bons e uma participação grande de outras universidades. O mais interessante é que houve um engajamento dos estudantes que cuidaram de todos os detalhes e, assim, também aprenderam a organizar um evento”, explicou.

Reconhecimento e aprendizado

Estudantes Keith Gabriella Flenik Morais e Rogério Otávio Mainardes da Silva recebendo a premiação.

O estudante Eduardo Magalhães de Castro recebeu menção honrosa pelo trabalho na edição de 2016 e voltou a participar do evento neste ano. “Agora eu apresentei um projeto de pesquisa na área de álgebra. A Jornada é uma ótima experiência porque a banca é específica na área e nos dá a oportunidade de aprimorar os estudos e desenvolver habilidades”, destacou.

João Lubanco, do quarto período de Matemática da UFPR, buscou descrever como o calor se comporta em uma barra de ferro. “É a segunda vez que participo da Jornada. São meses de preparação e esforço e a experiência da apresentação já é válida”, disse.

Entre os premiados da J3M está Rogério Otávio Mainardes da Silva, graduando da UFPR. O trabalho premiado é da área de Educação Matemática. “Para mim, é uma vitória. Estamos trabalhando nesse conteúdo há quase um ano. Ganhar o prêmio é muito gratificante”, analisou.

Rogério desenvolveu o trabalho em parceria com a namorada, a estudante da UTFPR Keith Gabriella Flenik Morais. “Adoro o que faço e ter o reconhecimento dos professores é muito bom. Já penso em começar a escrever sobre outras atividades que estou desenvolvendo agora”, concluiu.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR