Ciência e Tecnologia

Superintendência de Comunicação Social     18 de junho de 2017 - 18h03

Semana Integrada de Pesquisa e Extensão (SIEPE) - foto: Ana Assunção

Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (SIEPE) – foto: Ana Assunção

As inscrições para a Semana Integrada de Pesquisa e Extensão (SIEPE) foram prorrogadas até o dia 22 de junho. Podem participar estudantes e pesquisadores da UFPR com trabalhos de iniciação científica, pós graduação, extensão, atividades formativas e inovação tecnológica. As inscrições devem ser feitas seguindo as regras do edital  e no site do evento. Outras informações podem ser obtidas no site da semana.

O SIEPE reúne os principais eventos de apresentação de pesquisas e resultados de atividades acadêmicas da UFPR, reunindo o 16º Encontro das Atividades Formativas (ENAF), o 25º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), o 10º Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EINTI) e o 16º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC).

Atividades formativas

No âmbito do ENAF podem apresentar trabalhos os estudantes de graduação e educação profissional que integram os programas institucionais PID/Monitoria, Licenciar, PET (Programa de Educação Tutorial), PET-Saúde, PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) e PVA (Projeto de Voluntariado Acadêmico), além dos estágios, projetos de ações afirmativas e demais projetos acadêmicos sem identidade imediata com a pesquisa ou a extensão, no âmbito do Encontro da Atividades Formativas (ENAF).

Iniciação científica

Através do EVINCI ocorre o encerramento de cada Edital anual do Programa de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação culminando com a apresentação, obrigatória dos trabalhos desenvolvidos por bolsistas e não bolsistas, estudantes de graduação, ensino médio e educação profissional inscritos nos Programas PIBIC.

Inovação tecnológica

Nas apresentações do EINTI os bolsistas do Programa de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem a oportunidade de mostrar os resultados de seu trabalho.

Extensão e cultura

No ENEC podem participar bolsistas de Extensão, bolsistas de Ações Afirmativas da Fundação Araucária, bolsistas PROEXT e não bolsistas de qualquer programa ou projeto de extensão da UFPR, além de docentes, servidores técnico-administrativos da instituição. Também podem participar pessoas de fora da universidade que tenham atuado em parceria com estas iniciativas.