Ensino e Educação

Inscrições de planos para PID e novo programa de monitoria PIM abrem segunda-feira

Aline Fernandes França     24 de novembro de 2017 - 13h32

A Pró-Reitoria de Graduação e Formação Profissional (PROGRAD), por meio da Unidade de Atividades Formativas (UAF), lança a partir de 2018 o PIM – Programa Institucional de Monitoria.

O programa dividirá as bolsas destinadas à monitoria na UFPR com o PID – Programa de Iniciação à Docência. O prazo para inscrições de planos dos dois programas começa na segunda-feira (27).

O PIM surge com o objetivo de apoiar e acompanhar os estudantes em horários alternativos às aulas e demais atividades curriculares, voltadas principalmente à execução de trabalhos, estudos complementares e desenvolvimento de habilidades específicas.

A nova modalidade de monitoria atende cursos e departamentos que enfrentam problemas de natureza didática nas disciplinas ou que desejam introduzir inovações curriculares e didáticas relevantes para o curso.

O programa permite o registro de mais de uma disciplina e de docentes orientadores por plano, sem limite de bolsas. Os planos PIM poderão ter vigência de até três anos ou três ofertas sequenciais de uma mesma disciplina/conjunto de disciplinas.

Paralelamente ao PIM, o PID – Programa de Iniciação à Docência – será realizado normalmente.

Os professores devem cadastrar os planos de 2018 (PIM e PID), contendo a demanda de vagas de monitoria para o próximo ano, até o dia 17 de dezembro, via intranet.

A abertura dos programas está prevista para o dia 19 de fevereiro de 2018.

Confira o comunicado da Prograd na íntegra.