Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Inscrições abertas para o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável

Helen Mendes     31 de julho de 2015 - 14h12

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS), da UFPR, realizará o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável, nos dias 29 e 30 de outubro, no Setor Litoral, em Matinhos.

O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogrado, e está aberto até o dia 14 de agosto.

O objetivo do evento é promover o intercâmbio de pesquisas e experiências interdisciplinares sobre temáticas ligadas ao  Desenvolvimento Territorial Sustentável entre docentes, profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, além de trazer visibilidade às questões regionais e fortalecer as linhas, grupos e projetos de pesquisas vinculados ao programa.

A programação do Simpósio conta com conferência, mesa-redonda, apresentação de projetos de pesquisa (consórcio de projetos), apresentação de trabalhos completos em grupos de trabalho e de resumos por meio de exposição de pôsteres. Os temas que serão tratados no simpósio são relacionados às linhas de pesquisa do PPGDTS: socioeconomia e saberes locais; redes sociais e políticas públicas; ecologia e biodiversidade.

Nesse cenário, o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável permitirá o diálogo entre estudantes, docentes e pesquisadores ligados à área de Ciências Ambientais, estimulando conexões interdisciplinares também com outras áreas, como Geografia, Planejamento Urbano e Demografia, Saúde Coletiva, Sociologia, Ciência Política, entre outras.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável é o primeiro programa de mestrado do Setor Litoral da UFPR. O início de suas atividades foi em 2014, em consonância com o Projeto Político Pedagógico setorial que busca viabilizar uma educação crítica e transformadora, atuando no desenvolvimento da região do litoral paranaense e do Vale do Ribeira. Com uma das franjas aluviais, senão continentais, mais contínuas da Floresta Atlântica do Brasil, a região abriga inúmeras comunidades tradicionais e grupos sociais. Sua complexidade e dinamicidade socioambiental são objetos das três linhas de pesquisa do PPGDTS: Socioeconomia e Saberes Locais, Redes Sociais e Políticas Públicas, e Ecologia e Biodiversidade.

 

I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável

Data: 29 e 30 de outubro

Local: Setor Litoral da UFPR, Matinhos-PR

Prazo para submissão de trabalhos: 14 de agosto

Para mais informações acesse os sites: www.ppgdts.ufpr.br e www.sbdts.getepolitica.org/.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR