Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Hospital de Clínicas anuncia reativação do serviço de transplante hepático infantil

Jéssica Tokarski     11 de outubro de 2017 - 12h49

O Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da Universidade Federal do Paraná anunciou nesta quarta-feira (11) a reativação do serviço de transplante hepático infantil. Desde junho de 2016 nenhum hospital realizava esse atendimento no Estado e, a partir de agora, o CHC é a única instituição a atender nessa especialidade.

A reativação do serviço decorre de uma parceria entre o CHC e o Sistema Estadual de Transplantes, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Apesar de pioneiro na área de transplante de órgãos, dificuldades financeiras fizeram com que o hospital universitário não atendesse mais essa demanda por certo período.

Com a ausência de outro hospital que realizasse o serviço, as crianças que necessitavam do atendimento estavam sendo encaminhadas para outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul. “Agora o CHC vai assumir toda a demanda por transplante hepático pediátrico do Paraná. Nós estamos trabalhando para identificar todo paciente precocemente e garantir que ao menos um por mês seja encaminhado ao hospital. O serviço está sendo estruturado para ter início já na semana que vem, com o funcionamento dos ambulatórios e encaminhamento para avaliações”, conta a diretora da Central Estadual de Transplantes, Arlene Badoch.

Hospital de Clínicas é a única instituição no Paraná que realiza esse serviço. Foto: Marcos Solivan

Julio Coelho, chefe do Serviço de Transplante Hepático do CHC, destaca que o procedimento reativado é delicado e que por isso a parceria com o Estado é fundamental. “Por ser um processo sofisticado e ter legislação própria, a participação da Central Estadual de Transplantes é essencial para que isso se efetive. Estamos otimistas de que o serviço será concretizado, pois temos uma conjunção de fatores favoráveis e todos os envolvidos estão empenhados em fazer a iniciativa dar certo”, disse. Segundo Coelho, em breve será iniciado o cadastramento de pacientes e, à medida que forem surgindo órgãos disponíveis, os transplantes serão realizados.

A superintendente do CHC, Claudete Reggiani, lembra que a instituição possui dupla função. “Todos nós ganhamos com a reativação desse serviço. Ganha a sociedade e também as pessoas que aqui são formadas, pois é mais uma especialidade para o aprendizado dos nossos profissionais. Além de atender à comunidade no nível terciário da saúde, o CHC forma médicos. Assim, com o retorno desse atendimento, acredito que o hospital está cumprindo sua missão”, disse.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR