Ciência e Tecnologia

Grupo Yapira apresentará robô premiado na feira de cursos e profissões

Superintendência de Comunicação Social     15 de agosto de 2014 - 13h04

Robô Taz, do grupo Yapira. Foto: Reprodução/YouTube

O grupo de róbotica Yapira, que reúne estudantes de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação, estará presente na feira ‘UFPR: Cursos e Profissões’ com o robô de combate Taz, premiado recentemente em competição nacional.

“Além de conhecer o equipamento, os visitantes poderão controlá-lo para entender melhor seu funcionamento”, conta a estudante de engenharia elétrica Andressa Ruviaro Almeida, integrante do grupo. “Levaremos ainda outros robôs, desmontados, para que os estudantes possam conhecer um pouco sobre o funcionamento dos modelos.”

O grupo Yapira foi criado em 2006, a partir de um trabalho de conclusão de curso do curso de Engenharia Mecânica, e em 2009 começou a participar de competições. Em julho passado, conquistou o 3º lugar na categoria de combate featherweight (para robôs de até 13,6kg) da Winter Challenge, evento realizado pela RoboCore no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP). Ao todo, mais de 350 robôs disputaram a competição em diferentes categorias.