Ciência e Tecnologia

Grupo de Foguetes da UFPR bate recorde brasileiro

Aline Fernandes França     6 de outubro de 2017 - 16h27

Minifoguete na rampa de lançamento.

O minifoguete Netuno-R-B/Paraná-VIIb, desenvolvido pelo Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná, atingiu o novo recorde brasileiro da categoria, com motor da classe G.

O lançamento aconteceu no município de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, no mês de setembro. O minifoguete alcançou 804 metros e estabeleceu o novo recorde para minifoguetes e espaçomodelos do tipo.

O coordenador do Grupo de Foguetes, professor Carlos Henrique Marchi do curso de Engenharia Mecânica da UFPR, avalia que o resultado é muito importante. “Estabelecemos uma nova referência para outras equipes de todo o Brasil, isso impulsiona o desenvolvimento de novos trabalhos”, afirma.

A atividade foi realizada pela equipe Gralha Azul, formada pelo Grupos de Foguetes: Carl Sagan (UFPR), Greave (Universidade Positivo) e Tsiolkovski (UTFPR – Francisco Beltrão).

Assista ao vídeo do lançamento: https://youtu.be/64VnNKNrzqE

Outros resultados

Um minifoguete do grupo já havia conquistado o recorde brasileiro ao atingir 575 metros de apogeu em março.

No mês seguinte, o Netuno-R-B/Paraná-VI conquistou o campeonato da categoria apogeu 500 metros no Festival Brasileiro de Minifoguetes 2017.

Minifoguete decolando.

Dia Nacional de Lançamento de Minifoguetes da UFPR

Amanhã (7), a partir das 14h, haverá o lançamento de minifoguetes no campo de futebol 1 do Centro de Educação Física, localizado no Centro Politécnico.

Em caso de chuva ou vento forte, os lançamentos serão transferidos para o dia 12 de outubro.

Endereço: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 – Jardim das Américas

Grupo Carl Sagan UFPR

O Grupo de Foguetes Carl Sagan foi fundado em 27 de agosto de 2005. Atualmente, cerca de 25 estudantes de graduação e pós-graduação da UFPR participam das atividades.