Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Grupo de apoio de Psicologia ajuda pessoas que perderam entes queridos a superar a dor do luto

Superintendência de Comunicação Social     11 de agosto de 2017 - 17h32

Superar a perda de um ente querido não é uma tarefa fácil. Foi para prestar apoio nessas situações que surgiu o grupo de extensão “Amigos Solidários na Dor do Luto”, do curso de Psicologia da UFPR. Além de contribuir para amenizar a dor do luto, o grupo também visa inserir os estudantes de Psicologia no contexto laboratorial. Existente há 16 anos, o projeto começou sob a coordenação de Zelinda de Bona, e foi incorporado ao curso de Psicologia da UFPR em 2010.

De acordo com a professora Maria Virgínia Cremasco, atual coordenadora do programa e supervisora dos estudantes envolvidos, o programa de extensão já atendeu mais de mil pessoas, em sua maioria da comunidade externa à UFPR. “O método que utilizamos consiste em um grupo de estudos e eventos sobre o tema do luto, na participação de estudantes e pesquisadores em um grupo de apoio e consultas voluntárias por estudantes do quarto e quinto anos e do mestrado em Psicologia”, explica a professora.

Reunião de integrantes do grupo, que já atendeu mais de mil pessoas. Foto: acervo pessoal.

Para os estudantes de Psicologia, a atuação no grupo gera oportunidades de produção de artigos científicos. Muitos deles também cursam uma disciplina optativa do curso sobre o tema da morte. “O programa tem um importante impacto na formação discente pois oferece a oportunidade aos estudantes de compreenderem a complexidade dos processos de luto em suas várias facetas: social, psicológica e cultural”, complementa Maria Virgínia.

Por outro lado, a comunidade externa  se beneficia dos serviços prestados pela UFPR para amenizar a dor do luto. “É importante promove o diálogo sobre o tema, desmistificando os processos de luto como algo indizível, intratável”, conclui a coordenadora do Amigos Solidários na Dor do Luto.

 

Grupo de apoio “Amigos Solidários na Dor do Luto”

Reuniões: todas as segundas-feiras, das 14h30 às 17h

Local: Departamento de Psicologia – Sala 118 / Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade – Centro – Curitiba, PR

Quem pode participar: todos que já tenham passado por uma experiência de luto ou que tenham interesse em conhecer mais sobre o processo do luto.

 

 

 

 

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR