Ensino e Educação

Festival da Matemática leva atividades para cidades de todas as regiões do Paraná

Superintendência de Comunicação Social     9 de agosto de 2017 - 15h39

A Matemática vai ser assunto até o fim de agosto em várias cidades do Paraná, que sediarão uma série de atividades destinadas a incentivar o estudo e popularizar essa área de conhecimento. É o Festival da Matemática, evento que integra a programação do Biênio da Matemática Brasil e tem a UFPR entre os organizadores.

O Biênio da Matemática foi instituído por lei federal, com o objetivo de incentivar o estudo da Matemática no Brasil, atualizar e treinar professores e levar o tema para mais perto da população. Ao longo deste ano e do próximo, o Brasil abrigará uma série de eventos nacionais e internacionais da área – entre os quais a Olimpíada Internacional da Matemática , que aconteceu em julho no Rio de Janeiro, e o Congresso Internacional de Matemáticos, em 2018.

O Festival da Matemática também faz parte da programação do Biênio. A abertura oficial aconteceu na última terça-feira (8), em Curitiba, com uma palestra do professor  César Camacho, da Universidade de Berkeley, sobre  “A matemática e o futuro do Brasil”.

O festival acontece entre os dias 14 e 31 de agosto em várias cidades do Paraná, como Apucarana, Caiobá, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Medianeira, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

A programação inclui palestras, gincanas e oficinas sobre assuntos como raciocínio lógico, Matemática de Escher, ilusão óptica, matemática indiana e aplicação de jogos envolvendo matemática.

Em Curitiba, a abertura oficial do Festival será no dia 18 de agosto, às 14 horas. Haverá uma mesa redonda sobre “Matemática e suas aplicações” com a participação do atual medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Confira o evento na página do facebook https://www.facebook.com/events/1864952273831834

De acordo com o professor Yuan Jin Yun, do Departamento de Matemática da UFPR, que participa da organização do evento, o principal objetivo do festival é atrair o público, em especial estudantes do ensino básico, que tenham interesse pelo universo da matemática. “Levamos para as oficinas e palestras estudantes da área, para que esse contato ajude a criar uma cultura de estudo da Matemática”, diz.

Para saber mais informações sobre a programação do festival, acesse: bit.ly/festival-matematica

Mais informações sobre o Biênio da Matemática: