Extensão e Cultura

Faculdade de Direito da UFPR sedia Semana Edésio Passos

Superintendência de Comunicação Social     20 de março de 2017 - 17h34

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca agradeceu o convite e parabenizou André Passos pela organização da Semana Edésio Passos. Imagem: Samira Chami Neves.

O presidente do Instituto Edésio Passos, o advogado André Passos, convidou hoje o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, para participar da Semana Edésio Passos. O evento será promovido de 3 a 7 de abril no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR, localizado no prédio histórico da Universidade, na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba.

A semana marca o lançamento do instituto, que homenageia o ex-deputado federal, advogado, jornalista, escritor e um dos mais importantes militantes das causas sociais no Paraná Edésio Passos, falecido em agosto do ano passado, em Curitiba. O advogado paranaense nasceu no dia 4 de abril e faria 78 anos.

Fachin e Boff

O encontro terá as presenças de nomes importantes nos campos da cidadania, dos direitos humanos, do Direito e da democracia. Entre eles, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin e o professor e escritor Leonardo Boff. Fachin participa da abertura do encontro, no dia 3, às 9h, falando sobre o tema “Fraternidade.

Boff vai palestrar no dia 4, às 18h30, sobre o tema “Ética do cuidado”, ao lado do deputado constituinte de 1988 e idealizador do programa “Cultivando Água Boa” (desenvolvido pela Itaipu Binacional), Nelton Friedrich. A Semana Edésio Passos será realizada todos os anos, debatendo temas relevantes para a sociedade.

André disse que Edésio sempre teve uma forte vinculação com a UFPR. “Ele se formou em Direito na UFPR (em 1961) e teve e aqui acabou tendo relação com os movimentos sindical e social, bem como com o ideário humanista e libertador”, comentou André, que estava acompanhado da diretora técnica do Instituto, Raquel Sizanoski.