+ UFPR

Ex-presidente da Andifes toma posse como secretário de Ensino Superior do MEC

Jaqueline Carrara     14 de maio de 2015 - 17h48

O ex-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Jesualdo Pereira Farias, tomou posse, segunda-feira (11), como titular da Secretaria de Ensino Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC). Em seu discurso o novo secretário falou sobre os desafios à frente da Sesu e destacou o compromisso que terá para implantação do Plano de Desenvolvimento das Universidades Federais (PDU), elaborado pela Associação, e entregue à presidente Dilma Rousseff e ao ministro Renato Janine.

Foto: Ascom/Andifes

A solenidade contou as presenças do secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, da ex-secretária da Sesu, Adriana Weska, do presidente da Andifes, Targino de Araújo, de diversos reitores e reitoras, além de servidores do MEC. Jesualdo Pereira destacou o legado deixado por seus antecessores na Sesu, principalmente na condução do processo de expansão das Universidades Federais e disse que em sua gestão pretende fortalecer o protagonismo da Secretaria de Educação Superior.

O secretário afirmou ainda que existem muitos desafios para o ensino superior público federal, como a conclusão do REUNI, contratação de professores e técnicos-administrativo, expansão do ensino médico, consolidação do programa de bolsa permanência e aperfeiçoamento do Inglês sem Fronteira, para fortalecimento da internacionalização. “Para tudo isso precisamos dar encaminhamentos, mas o grande desafio é o Plano Nacional de Educação (PNE) que precisar ser implantado, com destaque para formação de professores, mestre e doutores cuja participação das universidades é preponderante”, disse.

Jesualdo Pereira se dirigiu à Andifes ao dizer que está em sua mesa o PDU elaborado pela Associação, que traça diretrizes para as Universidades Federais para os próximos dez anos. “Fiz parte da construção desta proposta como presidente da Andifes e sei da sua relevância para as universidades porque contempla uma agenda para o futuro. Nosso compromisso é de começar a trabalhar o detalhamento do PDU e direcionar ações que já podem ser resolvidas”, destacou o novo secretário.

Segundo Jesualdo, o Ministro da Educação, Renato Janine, falou que conta com a parceria das Universidades Federais para vários projetos do MEC, como, inicialmente, a criação de um grupo de trabalho para seleção de boas práticas com o objetivo de minimizar os gastos de recursos públicos. Jesualdo Pereira também afirmou que a interlocução com a Andifes será ampliada com o objetivo de promover debates sobre o futuro do ensino superior público federal, principalmente voltados para o crescimento das Universidades Federais.

Com informações da Ascom Andifes