Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Ex-presidente da Andifes toma posse como secretário de Ensino Superior do MEC

Jaqueline Carrara     14 de maio de 2015 - 17h48

O ex-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Jesualdo Pereira Farias, tomou posse, segunda-feira (11), como titular da Secretaria de Ensino Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC). Em seu discurso o novo secretário falou sobre os desafios à frente da Sesu e destacou o compromisso que terá para implantação do Plano de Desenvolvimento das Universidades Federais (PDU), elaborado pela Associação, e entregue à presidente Dilma Rousseff e ao ministro Renato Janine.

Foto: Ascom/Andifes

Foto: Ascom/Andifes

A solenidade contou as presenças do secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, da ex-secretária da Sesu, Adriana Weska, do presidente da Andifes, Targino de Araújo, de diversos reitores e reitoras, além de servidores do MEC. Jesualdo Pereira destacou o legado deixado por seus antecessores na Sesu, principalmente na condução do processo de expansão das Universidades Federais e disse que em sua gestão pretende fortalecer o protagonismo da Secretaria de Educação Superior.

O secretário afirmou ainda que existem muitos desafios para o ensino superior público federal, como a conclusão do REUNI, contratação de professores e técnicos-administrativo, expansão do ensino médico, consolidação do programa de bolsa permanência e aperfeiçoamento do Inglês sem Fronteira, para fortalecimento da internacionalização. “Para tudo isso precisamos dar encaminhamentos, mas o grande desafio é o Plano Nacional de Educação (PNE) que precisar ser implantado, com destaque para formação de professores, mestre e doutores cuja participação das universidades é preponderante”, disse.

Jesualdo Pereira se dirigiu à Andifes ao dizer que está em sua mesa o PDU elaborado pela Associação, que traça diretrizes para as Universidades Federais para os próximos dez anos. “Fiz parte da construção desta proposta como presidente da Andifes e sei da sua relevância para as universidades porque contempla uma agenda para o futuro. Nosso compromisso é de começar a trabalhar o detalhamento do PDU e direcionar ações que já podem ser resolvidas”, destacou o novo secretário.

Segundo Jesualdo, o Ministro da Educação, Renato Janine, falou que conta com a parceria das Universidades Federais para vários projetos do MEC, como, inicialmente, a criação de um grupo de trabalho para seleção de boas práticas com o objetivo de minimizar os gastos de recursos públicos. Jesualdo Pereira também afirmou que a interlocução com a Andifes será ampliada com o objetivo de promover debates sobre o futuro do ensino superior público federal, principalmente voltados para o crescimento das Universidades Federais.

Com informações da Ascom Andifes


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR