Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Evento reúne intercambistas e professores de francês e inglês para roda de conversa

Superintendência de Comunicação Social     19 de maio de 2017 - 17h15

Uma rica mistura de línguas, sotaques e culturas tomou conta de uma sala da UFPR na tarde desta sexta-feira (19). Estudantes da Costa do Marfim, Benin, Gana, Jamaica, Haiti e Honduras, além de professores da área de linguística e estudantes de Letras, participaram do primeiro Contatos Interculturais com Intercambistas PEC-G.

Os estudantes estrangeiros participam do PEC-G,  um programa do Ministério da Educação e do Itamaraty que oferece bolsas de estudo em universidades brasileiras a alunos de países em desenvolvimento. Cada intercambista teve 15 minutos para apresentar seu país e sua história para o público, na sua própria língua. Também aconteceram apresentações musicais.

“Nós não entendemos tão bem o português ainda, então é bom termos contato com pessoas que falam o mesmo idioma que nós, além de conhecer novas culturas”, disse a intercambista jamaicana Roschel Wright. Ela vai passar seis meses estudando português no Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR (Celin), e depois iniciará o curso de Odontologia.

O contato entre  estudantes estrangeiros e alunos e professores brasileiros também enriquece a universidade, diz Angela Maria Hoffmann Walesko, do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da UFPR (DTPEN).. “O objetivo principal do evento é integrar os alunos intercambistas que estão na universidade e principalmente que os professores de língua francesa e inglesa venham conhecer outras culturas e  outras variedades da língua”, afirma

Além desse encontro, há reuniões no TANDEM, que é o programa de partilha de estudos entre estudantes brasileiros e estrangeiros para o aprimoramento do conhecimento dos idiomas. Todas as quartas-feiras ocorrem também eventos organizados pelo Celin para aumentar a integração dos alunos de fora do país.

A apresentação de músicas de cada país também é um fator de aproximação. ”O foco é destacar que independentemente da língua que cada um fala, há uma comunicação que se pode dar exclusivamente pela música. A música é um excelente ponto de partida para começar um diálogo entre diferentes culturas”, disse o professor de música e membro do DTPEN Guilherme Romanelli.

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR