Ensino e Educação

Evento na UFPR reúne professores para debater sobre a qualidade da graduação

Superintendência de Comunicação Social     24 de maio de 2016 - 10h18

copefor

Imagem: Letícia Graton/Copefor

O seminário “Licenciaturas no Paraná: (re)pensando a qualidade” aconteceu no último dia 20 de maio, no auditório do Departamento de Comunicação, no Juvevê, e superou as expectativas dos organizadores – que já planejam um próximo encontro.

Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), por meio da Coordenação de Políticas de Formação de Professores (Copefor), o evento possibilitou que representantes da UEL, UEM, UEPG, Unespar e Unicentro pudessem contribuir com os docentes da UFPR na procura por novos métodos de ensino.

As propostas foram debatidas em cima dos resultados de uma pesquisa realizada pela UFPR sobre os projetos pedagógicos nas principais licenciaturas: biologia, física, matemática, pedagogia e química. “A temática do encontro é fundamental, porque trata-se de colocar em evidência a formação do professor”, afirma a pró-reitora de de Graduação e Educação Profissional, Maria Amélia Sabbag Zainko.

copefor-2

Imagem: Letícia Graton/Copefor

Segundo ela, a discussão proposta pelo evento é essencial porque “o professor é a peça-chave”: compreende-se a necessidade de estimular os futuros docentes a seguirem a carreira acadêmica. Portanto, as discussões sobre o tema precisam ser cada vez mais recorrentes. De acordo com a coordenadora de Políticas de Formação de Professores, Glaucia da Silva Brito, o encontro foi bastante produtivo. “Já estamos pensando na segunda edição”, conta. A previsão é de que o evento seja realizado em setembro deste ano.

Por Bruna Remes (sob orientação de Jéssica Maes).