+ UFPR

Estudos sobre função pública são tema de seminário promovido pela Progepe

Jéssica Tokarski     7 de novembro de 2017 - 12h24

Acontece nesta terça-feira (7), o Seminário Estudos Sobre Função Pública promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da Universidade Federal do Paraná em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF).

O seminário busca discutir as dificuldades relacionadas à formação de uma ciência da Administração Pública e a conveniência de debater e estruturar um modelo de gestão com foco nas necessidades da sociedade e na clara definição de seus valores, métodos e posturas.

A intenção é sensibilizar o público, composto por servidores públicos, em relação à importância de se sentirem partes responsáveis pelo importante corpo que é o Estado brasileiro e promover a reflexão acerca de alternativas mais modernas e consistentes para o eficaz funcionamento da estrutura estatal.

Durante a abertura do evento, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou a importância do avanço da ciência e tecnologia no País. “As universidades têm a função de instrumentalizar a ciência e a tecnologia. O aprofundamento da ciência da Administração Pública é fundamental, precisamos aprender e refletir sobre a gestão pública”.

A diretora regional da ESAF, Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa, lembrou que a parceria entre a instituição e a universidade se consolidou em 2016 e, desde então, já resultou em mais de 900 capacitações. Segundo ela, é essencial buscar a qualificação dos servidores.

Foto: Marcos Solivan / SUCOM

O seminário tem três palestras em sua programação. Pela manhã, o professor José Henrique de Faria falou sobre a visão histórica e social do Estado e da função pública. Às 13h30 é a vez do juiz da 13º Vara da Fazenda Pública de São Paulo, Luis Manuel Fonseca Pires, comentar sobre a visão jurídico-filosófica da função pública. A professora da UFPR Liana Maria da Frota Carleial ministra, às 15h, a palestra intitulada “Um pensamento deliberativo na Administração Pública”.

Reitor da UFPR na gestão 1994 a 1998, Faria abriu o seminário abordando a forma como o Estado se constituiu e como se constituiu a função pública dentro dele. O objetivo foi diferenciar o Estado da gestão do Estado para refletir acerca da nossa responsabilidade perante aquele. “O poder público não é o Estado, é uma parte dele. A responsabilidade do poder público para com o Estado é muito maior do que apenas uma função pública, é a responsabilidade de representação dos interesses da sociedade que o constitui”, disse.

As palestras acontecem no auditório da Progepe, que está localizado na Rua Doutor Faivre, 590.