Ensino e Educação

Estudantes de Direito montam grupo para discutir questões judiciais na área esportiva

Superintendência de Comunicação Social     13 de julho de 2017 - 17h54

Direito e esporte são duas atividades que estão cada vez mais próximas. Os noticiários acompanham regularmente julgamentos desportivos, seja por escalações irregulares de atletas, corrupção, doping, entre outros temas polêmicos. Nesse cenário, a figura do advogado desportivo ganha importância, ampliando as possibilidades do mercado de trabalho para profissionais da área.

Para aprender e discutir sobre esse segmento da profissão, estudantes da UFPR criaram em 2013 o Grupo de Direito Desportivo (GDD-UFPR), que atualmente conta com cerca de 15 membros. Os participantes fazem debates semanais baseados em textos especializados e eventos com profissionais da área. Os próprios componentes levantam as pautas com base nos assuntos que estão sendo veiculados e as decisões são aprovadas em conjunto.

O projeto deu tão certo que até quem já se formou continua comparecendo às reuniões. É o caso de Guilherme Charles, que concluiu o curso em 2016 e hoje trabalha no Departamento Jurídico do CoritibaFoot Ball Club. “O grupo começou com uma turma de amigos que tinha interesse no esporte, mas que não encontrava na faculdade alguém especializado. A partir daí passamos a pesquisar textos relacionados ao Direito Desportivo e a mandar e-mails para alguns profissionais da área”, rrelembra.

Charles lembra que a UFPR, assim como outras instituições do País, não oferece uma disciplina relacionada ao Direito Desportivo, mas dá apoio ao grupo:  “A Universidade auxilia na parte estrutural, custeia passagens para congressos, disponibiliza espaço para eventos, etc.”

O grupo está aberto a novos integrantes. Para participar é só comparecer às reuniões, que acontecem todas as terças-feiras,  a partir das 18h30, no terceiro andar do Prédio Histórico da UFPR. Não é preciso ser estudante de Direito nem ter conhecimento prévio do assunto.

Para mais informações, acesse https://www.facebook.com/direitodesportivoufpr/