Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Estudantes de direito da UFPR atuam como conciliadores na justiça do trabalho

Superintendência de Comunicação Social     24 de março de 2015 - 17h40

Na última sexta-feira (20/03) as sessões de conciliação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) tiveram a mediação de estudantes de direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A iniciativa acontece desde 2009 por meio do Projeto Horizontes, ligado ao Núcleo de Práticas Jurídicas da universidade, que além de oferecer aos acadêmicos a experiência de atuação profissional ajudam a justiça a dar mais celeridade aos processos.

Segundo o desembargador Márcio Dionísio Gapski, a ideia surgiu em 2008 quando ao dar uma entrevista para a tevê, pegou aleatoriamente um processo arquivado. “Eu tinha mandado aquele processo para cá quinze anos antes, então o repórter me perguntou o que eu podia fazer para resolver o problema, não daquele processo, mas de todos os outros, que eram quase 34 mil”. À partir daí Gapski procurou a ajuda de faculdades de direito e surgiu o Projeto Horizontes, que visa trabalhar com processos parados na justiça. Os acadêmicos estudam a situação e sugerem ao juiz procedimentos na tentativa de solucionar o processo.

O professor Sandro Lunard Nicoladeli, coordenador do projeto, explica que é importante para a formação dos estudantes ter contato com casos concretos, que eles além de estudar os processos, possam também conhecer as partes envolvidas e atuar como auxiliares do juiz como assistentes e conciliadores.

Pedro Carvalho, estudante do quinto ano do curso de Direito da UFPR, disse que a experiência ajuda a conhecer melhor o funcionamento da prática jurídica. “Você passa a encarar as coisas com mais realismo, começa a conhecer a realidade difícil da justiça do trabalho.”

A juíza Jacqueline Aises Ribeiro Veloso, contou que o trabalho dos estudantes tem auxiliado muito o trabalho no TRT e falou da importância para a formação profissional dos acadêmicos: “ter a oportunidade de vivenciar o processo real é fundamental para a vida profissional, seja como advogados, juízes ou promotores.”


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR