Extensão e Cultura

Estudantes brasileiros e estrangeiros da UFPR têm encontro marcado na II Feira Intercultural

Jaqueline Carrara     18 de novembro de 2015 - 18h24

Alunos brasileiros e estrangeiros da UFPR terão uma grande oportunidade para se encontrar e trocar vivências, tudo de maneira bastante informal. É a II Feira Intercultural da Universidade, momento criado especialmente para provocar a reunião dos estudantes em um mesmo local e estimular que dali surja maior interação entre as culturas.

Professora Eva Dalmolin (ao centro) com alunas que ajudaram na organização da primeira edição da Feira Intercultural. FOTO: Marcos Solivan

Professora Eva Dalmolin (ao centro) com alunas que ajudaram na organização da primeira edição da Feira Intercultural, em junho deste ano. FOTO: Marcos Solivan

Segunda a organizadora da Feira, professora Eva Dalmolin, a ideia é que o gramado em frente ao Restaurante Universitário do Centro Politécnico sirva apenas como um ponto de encontro no dia 19 de novembro. “A programação é bem livre e dependerá basicamente da vontade dos alunos em conversar, falar sobre seus países, suas histórias de vida. Sabemos que desse momento poderão surgir grandes amizades e novos conhecimentos entre quem estiver por lá”, explica a professora. Ela sugere ainda que os estudantes levem amostras de suas comidas e músicas típicas, além de livros e revistas do país.

A iniciativa partiu do projeto Integrar UFPR, uma ação pioneira da Universidade, que chama alunos, professores e técnicos para uma maior aproximação com as culturas internacionais, oferecendo oportunidades em quatro linhas de ação: Apoiar, Incluir, Acolher e Alojar. O Projeto entrou em funcionamento em outubro de 2014 e vem construindo as primeiras relações entre os estudantes. (confira mais fotos e ações na fanpage do projeto)

banner_site_feira

Para a II Feira, estão sendo aguardados intercambistas da graduação e da pós de diversos programas e convênios da Universidade. Os alunos estrangeiros vêm de países como Alemanha,Itália, França, México, Portugal, Espanha, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Argentina,
Chile, Bolívia, além de muitos outros da África e da Ásia.

Os encontros ocorrem das 9h às 14h30 e ainda contarão com apoio da Associação de Clubes da Universidade, que hoje congrega 29 membros – entre eles, os novos Clube da Bicicleta e Clube dos Sommeliers e Cervejeiros.

II FEIRA INTERCULTURAL
Data: 19 de novembro
Horário: 9h às 14h30
Local: gramado em frente ao RU do Centro Politécnico (Jardim das Américas)