Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Espaço Agroecologia é inaugurado na UFPR

Simone Meirelles     12 de abril de 2017 - 15h27

Espaço Agroecologia (fotos Marcos Solivan)

Com a presença de agricultores, professores e estudantes da Universidade Federal do Paraná, além de autoridades, foi inaugurado o Espaço Agroecologia, uma bioconstrução de bambu que irá abrigar as feiras de alimentos orgânicos e outras atividades do Setor de Ciências Agrárias da UFPR.

A obra foi construída em parceria com o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, e utilizou recursos próprios do Setor de Ciências Agrárias, conforme destacou o vice-diretor do Setor, professor Nivaldo Rizzi.

“O Espaço Agroecologia vem para fortalecer a agricultura familiar na região metropolitana de Curitiba”, diz o   engenheiro agrônomo Luciano de Almeida, professor da UFPR e idealizador do Projeto de Extensão “Feira de Orgânicos: ações de apoio às agriculturas de base ecológica. Segundo ele, a inauguração do local consolida uma longa história de trabalho e parceria entre a academia e diversos grupos de produtores rurais engajados na produção de alimentos orgânicos. “E queremos deixar bem claro: esse espaço é dos agricultores.” Ele lembrou que a feira só é possível com a participação dos estagiários de graduação, que ajudam na comercialização. Hoje são cerca de 10 alunos, mas dezenas já passaram pelo projeto, iniciado em 2010. “O Espaço Agroecologia é uma conquista de todos que estão envolvidos com a agricultura familiar, dentro e fora da universidade”, disse ele.

“Não queremos que alimentos saudáveis sejam elitizados”, defendeu o agricultor Adyr Fioreze, de Rio Branco do Sul. Ele é um dos responsáveis pela articulação que resultou no lançamento do Espaço. Em sua fala, ele lembrou que a feira de orgânicos realizada na UFPR ajudou a tornar os preços dos produtos mais acessíveis à comunidade, uma vez que permite a venda direta dos produtores para os agricultores.

Cerimônia de inauguração

O Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que“A agroecologia é um movimento que ganha cada vez mais força na agricultura paranaense”, elogiando o trabalho de parceria entre a UFPR, o CPRA e as mais de 30 famílias de agricultores envolvidas no evento. “Ao todo, já contabilizamos quase 20 feiras orgânicas em Curitiba, e fico contente em ver que o Paraná é, provavelmente, o estado mais agroecológico do Brasil.” E a vice-reitora da UFPR, Graciela Muniz, apontou a importância de aproximar a sabedoria dos agricultores, adquirida no dia-a-dia do campo,  com o conhecimento da academia.

“A inauguração do Espaço Agroecologia é um importante gesto de valoração do agricultor familiar agroecológico, reforçando a crescente importância que a produção de alimentos saudáveis vem adquirindo no contexto da vida diária não só no campo, mas também na cidade”, comenta o engenheiro agrônomo João Carlos Zandoná, diretor do CPRA.

FEIRA

Feira de Orgânicos

Toda terça-feira é realizada a feira de alimentos orgânicos no Setor de Ciências Agrárias, agora no Espaço Agroecologia. O engenheiro agrônomo Carlos Salvador é cliente desde o início do projeto, em 2010. “Acho importante consumir produtos locais e saudáveis. Aqui posso conferir a procedência de cada item e ainda tem uma ótima interação social. É um espaço para fazer amizades”, disse.

“Gostei muito dos preços e da qualidade dos produtos que encontrei aqui”, afirmou a artista visual Íris Lopes, moradora da região. Ela lamenta que não existam mais feiras como essa espalhadas por toda a cidade. “Também sinto falta de produtos orgânicos nos grandes mercados”, reclama a consumidora, afirmando que saúde é o principal motivo pelo qual ela dá preferência aos alimentos sem agrotóxicos. Ao justificar sua opção de compra, ela é categórica: “Não quero comer veneno”.

Jandira Jiacomite

A produtora rural Jandira Jiacomite participa da feira há cerca de um ano e meio. Ela vende legumes e compotas de frutas. “A feira melhorou a nossa renda. Trabalhamos em família, eu, meu esposo, meu filho e um neto. Todos ajudam a fazer doces, bolos e bolachas, todos com produtos orgânicos”, contou ela. Entre os produtos mais apreciados é o bolo de hortelã e maçãs, cuja receita ela dá para quem se interessa.

João Pedro Alves Neto, estudante do terceiro ano de Agronomia, é um dos estagiários mais entusiasmados com a feira. “Essa troca de experiência não existe em sala de aula. É o projeto de extensão que está permitindo que eu aprenda sobre como vivem os agricultores e como me relacionar com eles, é um aprendizado para toda a vida”, relata ele, acrescentando que sempre morou na cidade e nunca tinha tido contato com famílias de produtores rurais.

DIA NO CAMPUS

Depois de encerrada a solenidade de inauguração do Espaço Agroecologia e a feira, um grupo de 50 agricultores tiveram uma programação intensa ao longo do dia no campus do Setor de Ciências Agrárias. Após almoçar no Restaurante Universitário,  eles visitaram vários projetos de ensino e pesquisa. No Espaço Didático Solo na Escola, puderam conferir como surge o solo, os diferentes tipos de solo, como é feita a compostagem e ciclo de erosão.  Já no Hospital Veterinário, conheceram a estrutura da unidade e como são os cuidados com os animais internados. O agricultor Alírio Gasparim, morador de Rio Branco do Sul,  gostou especialmente das informações sobre análise de solo. “Sempre tem algo para aprender”, destacou.

Plantio de muda simboliza a parceria entre a UFPR e os agricultores (foto SM)

Encerrando o Dia no Campus, foi servido um café da tarde, com produtos trazidos pelos próprios agricultores para a confraternização. O professor Luciano de Almeida preparou uma surpresa: o plantio de uma muda de Tarumã, espécie nativa da região, ao lado do Espaço Agroecologia, para marcar a inauguração e simbolizar a parceria entre a UFPR e os agricultores familiares.

 

(texto Simone Meirelles/UFPR e Henrique Kugler/CPRA)


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR