Extensão e Cultura

Equipe multidisciplinar de bolsistas trabalha teoria e prática do Festival de Inverno UFPR

Superintendência de Comunicação Social     30 de abril de 2015 - 19h54

Cartaz Festival de Inverno 2015

Cartaz do Festival de Inverno UFPR 2015 – Foto:Adhara Garcia

Em 2014, a Coordenadoria de Cultura abriu espaço para que alunos de diferentes cursos da UFPR pudessem atuar como bolsistas de extensão. Desde então, a PROEC começou a ocupar o papel de um laboratório de prática, onde os alunos vinculados ao Programa de Extensão Universitária Festival de Inverno da UFPR em Antonina podem aplicar diretamente o que aprendem em sala de aula, pensando e produzindo com autonomia dentro da Coordenadoria.

Cartaz do Festival de Inverno UFPR 2015 - Foto: Adhara Garcia

Cartaz do Festival de Inverno UFPR 2015 – Foto: Adhara Garcia

O foco é envolver os estudantes, combinando teoria e prática, por isso os alunos organizam e participam das atividades envolvendo-se em todas as etapas do programa de extensão. Além de melhorar o desempenho do currículo estudantil, o espaço é também uma oportunidade de troca de conhecimento. Os alunos contemplados são de diversos departamentos da UFPR: ­comunicação, design, história, artes.

A experiência é coordenada pelo Prof. Dr. Ronaldo Corrêa, que através de um planejamento estratégico conduz as ações desenvolvidas pelos alunos nos projetos culturais, desde quando ainda estão no papel, até que se concretizem, respeitando a área de atuação de cada um.

Cartaz do Festival de Inverno UFPR 2015 - Divulgação

Cartaz do Festival de Inverno UFPR 2015 – Foto: Adhara Garcia

O cartaz de divulgação do 25o Festival de Inverno da UFPR em Antonina é resultado desta nova pareceria entre a Coordenadoria de Cultura e os estudantes da UFPR. Criado pela aluna de Design Gráfico e bolsista da PROEC, Adhara Garcia, o cartaz foi desenvolvido a partir de conceitos experimentais e processos feitos manualmente. As técnicas utilizadas e o contato com a produção permitiram para a estudante uma liberdade que não encontraria facilmente apenas seguindo o currículo básico do curso. Orientada por Corrêa, Adhara se inspirou no artesanato de Antonina e no ano comemorativo em que o Festival se encontra. As cores escolhidas, azul escuro e dourado, trazem a ideia de um convite: todos são bem vindos no evento, que acontecerá entre os dias 11 e 18 de julho de 2015.

A bolsa extensão tem vigência de um ano. Neste período, A PROEC contribui com a formação e amplia os horizontes de pesquisa, estudo e extensão, socializando o conhecimento acadêmico e promovendo a participação efetiva dos alunos nas rotinas da Universidade.

Por Anna Sens (orientação Rodrigo Choinski)