Ciência e Tecnologia

Engenheiro mecânico egresso da UFPR lança obra sobre estudos ferroviários

Superintendência de Comunicação Social     7 de novembro de 2017 - 16h18

O engenheiro Luiz Henrique Hungria, egresso do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR, lançou recentemente o livro “Segurança Operacional de Trens de Carga: Uma literatura técnica de valor”. Além de abordar aspectos técnicos do manuseio de trens de carga e ferrovias, a obra, com mais de 800 páginas, explora cálculos que foram formulados a partir da Física para a construção de ferrovias.

“O livro praticamente foi elaborado sobre dois pilares: matemática e física. Desta forma, a formação na UFPR foi fundamental para que fosse possível redigir uma obra com este estilo”, comenta o engenheiro, que relembra as aulas de Mecânica Geral, Cálculo e Geometria Analítica ministradas por professores da universidade.

De acordo com Hungria, a instrução que obteve na UFPR não apenas o ajudou a resolver problemas que se apresentavam na hora de projetar trens com lotações seguras e produtivas, mas também a agregar valores produtivos para a sociedade. “Uma boa universidade nos ensina a pensar e refletir sobre os princípios e técnicas desenvolvidas nos últimos séculos”, afirma Luiz Henrique. Atualmente, o engenheiro atua como colaborador da companhia de logística ferroviária Rumo.

Sobre a obra

“O engenheiro ferroviário é uma especialização da engenharia mecânica. Assim, neste livro, são tratadas questões sobre tração e frenagem, transporte de cargas, resistência dos materiais e vibrações mecânicas”, explica Hungria.

Ele também aponta para o fato de que os estudos ferroviários desafiam o atrito e a aderência, objeto de estudo para qualquer estudante de Engenharia Mecânica. Hungria diz que a literatura sobre o tema ainda é escassa no Brasil e acredita que o livro deixa portas abertas para novos estudos, análises e conclusões.

A publicação está disponível para consulta no acervo da biblioteca de Ciência e Tecnologia no campus Centro Politécnico. Para mais informações, acesse  www.acervo.ufpr.br