Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Engenheiro mecânico egresso da UFPR lança obra sobre estudos ferroviários

Superintendência de Comunicação Social     7 de novembro de 2017 - 16h18

 

O engenheiro Luiz Henrique Hungria, egresso do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR, lançou recentemente o livro “Segurança Operacional de Trens de Carga: Uma literatura técnica de valor”. Além de abordar aspectos técnicos do manuseio de trens de carga e ferrovias, a obra, com mais de 800 páginas, explora cálculos que foram formulados a partir da Física para a construção de ferrovias.

“O livro praticamente foi elaborado sobre dois pilares: matemática e física. Desta forma, a formação na UFPR foi fundamental para que fosse possível redigir uma obra com este estilo”, comenta o engenheiro, que relembra as aulas de Mecânica Geral, Cálculo e Geometria Analítica ministradas por professores da universidade.

De acordo com Hungria, a instrução que obteve na UFPR não apenas o ajudou a resolver problemas que se apresentavam na hora de projetar trens com lotações seguras e produtivas, mas também a agregar valores produtivos para a sociedade. “Uma boa universidade nos ensina a pensar e refletir sobre os princípios e técnicas desenvolvidas nos últimos séculos”, afirma Luiz Henrique. Atualmente, o engenheiro atua como colaborador da companhia de logística ferroviária Rumo.

Sobre a obra

 “O engenheiro ferroviário é uma especialização da engenharia mecânica. Assim, neste livro, são tratadas questões sobre tração e frenagem, transporte de cargas, resistência dos materiais e vibrações mecânicas”, explica Hungria.

Ele também aponta para o fato de que os estudos ferroviários desafiam o atrito e a aderência, objeto de estudo para qualquer estudante de Engenharia Mecânica. Hungria diz que a literatura sobre o tema ainda é escassa no Brasil e acredita que o livro deixa portas abertas para novos estudos, análises e conclusões.

A publicação está disponível para consulta no acervo da biblioteca de Ciência e Tecnologia no campus Centro Politécnico. Para mais informações, acesse  www.acervo.ufpr.br

 

 

 

 

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR