Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Encontro do Pacto Universitário de Educação promove debate sobre direitos humanos nas instituições de ensino

Jéssica Tokarski     24 de novembro de 2017 - 12h24

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), na Universidade Federal do Paraná, o I Encontro do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos no estado do Paraná.  O evento promove iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com instituições de Ensino Superior que tem o objetivo de superar a violência, o preconceito e a discriminação, e incentivar atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos.

A data (24 de novembro) em que o Pacto celebra um ano de existência foi escolhida para realização de um balanço das ações praticadas no período.  No encontro, instituições paranaenses de Ensino Superior relataram suas experiências a partir da adesão ao programa. O Paraná é o estado brasileiro que mais possui signatários da iniciativa, 44 dentre os 330 de todo o País.

Foto: André Filgueira

O encontro trouxe, ainda, a palestra “Desmistificando gêneros e sexualidade no ponto de vista dos direitos humanos” ministrada pela Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFPR, Maria Rita de Assis César e uma apresentação com o Panorama do Pacto no Brasil promovida pelo diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania do MEC, Daniel Aquino Ximenes.

Foto: André Filgueira

Maria Rita destacou que as minorias precisam estar abarcadas dentro das políticas democráticas e de constituições dos direitos humanos na universidade. “O tema direitos humanos envolve, principalmente, populações histórica e socialmente subalternizadas como mulheres, negros, quilombolas e indígenas. Os signatários desse Pacto se fortalecem ao estarem inseridos em um programa governamental”.

Segundo o diretor executivo do Grupo Dignidade – organização brasileira LGBTI+ que atua como parceira da UFPR na promoção dos direitos humanos e teve grande influência na realização do encontro -, o Pacto é fundamental, pois é um elemento que contribui na formação dos profissionais para o mercado e para as relações de convivência. “Nós recebemos muitas denúncias de discriminação nas instituições em geral e a UFPR tem sido grande promotora dos direitos humanos. A formação e a educação são fundamentais para a temática”.

Na solenidade de abertura o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, salientou a importância da Superintendência de Inclusão e de Diversidade – unidade que será criada com o objetivo de atender as demandas relativas a questões de direitos humanos e de grupos em situação de vulnerabilidade. “As universidades têm que ser protagonistas no debate e na educação dos direitos humanos. A Superintendência vai trazer para dentro da instituição o centro de debate e de ação”.

O Pacto

O Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Justiça e Cidadania em parceria com instituições de Ensino Superior.

Lançado em 24 de novembro de 2016, tem o objetivo de superar a violência, o preconceito e a discriminação, e incentivar atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas instituições de Ensino Superior.

De acordo com Melina Fachin, presidente do Comitê Local Universitário de Educação em Direitos Humanos e professora da Faculdade de Direito da UFPR, a instituição já possui muitas iniciativas na área dos direitos humanos e a principal ação foi valorizá-las, tornando-as uma articulação unificada de toda a universidade.

“A assinatura do Pacto reforçou essa bandeira dentro da UFPR e as ações estão sendo levadas adiante. Exemplo disso é a criação de uma superintendência específica para atender essas questões e discutir de que maneira, ao mesmo tempo, podemos incluir todos fazendo da igualdade a promoção da diferença”, diz Melina.

A UFPR é pioneira em ações que promovem os direitos humanos, tendo sido uma das primeiras universidades do País a adotar políticas de cotas e apresentando, com frequência, trabalhos e projetos que refletem e promovem a garantia desses direitos.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR