Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Em parceria com a UFPR/ITTI, Rebio das Perobas lança livro sobre a Reserva

Superintendência de Comunicação Social     30 de janeiro de 2015 - 11h02

rebio

O livro foi lançado na última quarta-feira, dia 28. Imagem: Assessoria UFPR/ITTI

O resultado do trabalho de quatro anos e meio entre pesquisas, ações de educação ambiental e luta para conservar a Reserva Biológica das Perobas, foi descrito no livro “Reserva Biológica das Perobas – Uma Ilha de Biodiversidade no Noroeste do Paraná”, lançado na última quarta-feira, 28, em Tuneiras do Oeste. A obra, que trata da história da Reserva e descreve a fauna e flora do local, foi apresentado à comunidade durante um evento organizado pela chefia da Rebio das Perobas, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). O lançamento ocorreu na Câmara Municipal de Tuneiras do Oeste. Estiveram presentes os autores do livro, moradores de região e vereadores do município.

“Os pesquisadores envolvidos na elaboração do plano de manejo da Rebio, em 2012, constataram a necessidade de produzir um livro que reunisse informações de nível científico sobre a fauna e flora da unidade. Desde então, estamos trabalhando em prol desse objetivo”, conta Carlos Magalhães, educador ambiental da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e um dos autores do livro.

A Rebio das Perobas está localizada nos municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte. Com uma área total de 8.716,13 hectares, a unidade de conservação abriga diversas espécies de animais e plantas, entre elas algumas que ainda não foram catalogadas pela ciência, se tornando, um patrimônio natural muito importante da região.

Multiplicação

Em parceria da UFPR/ITTI, por meio do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza”, a publicação se tornou realidade. A Universidade colaborou com o projeto fazendo o design e a produção gráfica da obra.

“A linguagem acessível utilizada na publicação tem como objetivo atingir as crianças e jovens locais. Por meio do livro eles poderão ter acesso a um material rico em detalhes e com grande embasamento cientifico sobre a fauna e flora da região Norte e Noroeste do Paraná”, explica o chefe da Rebio, Carlos Alberto Ferraresi De Giovanni.

O livro será distribuído gratuitamente nas escolas e universidades, públicas e privadas, nos municípios de Maringá, Umuarama, Cianorte e Campo Mourão para compor a biblioteca das instituições.

Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza

Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a UFPR/ITTI é responsável pelo projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza” desenvolvido na BR-487/PR entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste (Lote 3) e Tuneiras do Oeste e o distrito de Nova Brasília (Lote 2).

Além da Gestão Ambiental da obra, o projeto conta com o Programa de Educação Ambiental (PEA), que promove atividades em Tuneiras do Oeste com os trabalhadores da obra e com a comunidade da área de influência do empreendimento, e o Programa de Comunicação Social (PCS), responsável pela interação entre o empreendedor e a comunidade.

A iniciativa é uma medida mitigadora dos impactos ambientais causados pela pavimentação da rodovia, uma das exigências do licenciamento ambiental expedido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Por Assessoria do UFPR/ITTI


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR