Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Educação Aberta ganha reforço com novas instituições em programa iniciado pela cooperação UFPR/UTFPR

Superintendência de Comunicação Social     4 de março de 2016 - 20h45

REAO Programa REA Paraná, desenvolvido em conjunto pela UFPR e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ganhará em breve a adesão de novas instituições, entre elas o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade da Integração Latinoamericana (UNILA). O Programa foi instituído por meio de termo de Cooperação entre a UFPR e a UTFPR e adesão de novas instituições permitirão a criação de um Consórcio, que ampliará o desenvolvimento de ações em prol da educação por meio das práticas e dos Recursos Educacionais Abertos (REA).

Pela definição da Unesco, “Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros”.

Também instituições como a Escola de Administração Fazendária (ESAF) do Governo Federal e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná manifestaram interesse em participar. Nesta semana em que é realizada globalmente a “Open Education Week 2016”, de 7 a 11 de março, a Coordenação de Educação a Distância (Cipead) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que coordena o Programa no âmbito da UFPR, está divulgando as variadas ações que vem desenvolvendo para aumentar a consciência sobre as oportunidades educacionais livres e abertas que existem para todos.

REA Paraná“A Educação Aberta pode ajudar as pessoas a atingirem suas metas na educação, para desenvolver habilidades e conhecimentos para o trabalho, apoiando estudos formais, aprendendo algo novo para o interesse pessoal, ou a procura de recursos pedagógicos adicionais”, afirma a coordenadora da Cipead, Marineli Meier.

A missão do REA Paraná é prover inovação na forma de pensar como garantir o acesso ao conhecimento necessário à educação, divulgando ferramentas livres que possibilitam ao educador e ao educando reusar, revisar, remixar e redistribuir os Recursos Educacionais Abertos (REA).

Marineli destaca que, entre as ações desenvolvidas em prol da Educação Aberta na UFPR está a oferta do curso de Práticas Educacionais Abertas (PEA), que abordou recursos e ferramentas que empregam o compartilhamento aberto para melhorar o acesso à educação. A formação foi ofertada em duas turmas em 2015 e deverá ter nova oferta neste semestre.

Segundo Marineli, o entusiasmo de muitos participantes demonstra a importância da oferta: entre as falas dos cursistas, as de que utilizarão os REA no ensino superior “ intensamente para contribuir para a melhoria da qualidade do ensino”; de que os MOOC’s – ou cursos massivos on-line – “podem e devem ser usados em sala de aula, na prática pedagógica, tanto para preparação prévia do professor quanto para aula mesmo, para uso dos alunos”; de que “é possível utilizar os MOOC’s, deixando as aulas mais atraentes, pois início na sala de aula, o educando pode aprimorar com as atividades lúdicas, fazendo acontecer a articulação entre o saber, ampliando meus horizontes para essas novas tecnologias de ensino”.

Open Education - menorSemana da Educação Aberta

A Open Education Week 2016 é coordenada pelo The Open Education Consortium, uma associação de centenas de instituições e organizações ao redor do mundo que estão comprometidas com os ideais de educação aberta. Universidades, faculdades, escolas e organizações de todo o mundo se reúnem para mostrar o que eles estão fazendo para tornar a educação mais aberta, livre e disponível para todos.

Nesta semana, as instituições parceiras são convidadas a publicar materiais sobre a educação aberta. Saiba mais sobre os REA e a educação aberta no site e na fanpage do REA Paraná.

Com informações da Prograd/UFPR 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR