Ensino e Educação

Educação Aberta ganha reforço com novas instituições em programa iniciado pela cooperação UFPR/UTFPR

Superintendência de Comunicação Social     4 de março de 2016 - 20h45

REAO Programa REA Paraná, desenvolvido em conjunto pela UFPR e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ganhará em breve a adesão de novas instituições, entre elas o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade da Integração Latinoamericana (UNILA). O Programa foi instituído por meio de termo de Cooperação entre a UFPR e a UTFPR e adesão de novas instituições permitirão a criação de um Consórcio, que ampliará o desenvolvimento de ações em prol da educação por meio das práticas e dos Recursos Educacionais Abertos (REA).

Pela definição da Unesco, “Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros”.

Também instituições como a Escola de Administração Fazendária (ESAF) do Governo Federal e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná manifestaram interesse em participar. Nesta semana em que é realizada globalmente a “Open Education Week 2016”, de 7 a 11 de março, a Coordenação de Educação a Distância (Cipead) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que coordena o Programa no âmbito da UFPR, está divulgando as variadas ações que vem desenvolvendo para aumentar a consciência sobre as oportunidades educacionais livres e abertas que existem para todos.

REA Paraná“A Educação Aberta pode ajudar as pessoas a atingirem suas metas na educação, para desenvolver habilidades e conhecimentos para o trabalho, apoiando estudos formais, aprendendo algo novo para o interesse pessoal, ou a procura de recursos pedagógicos adicionais”, afirma a coordenadora da Cipead, Marineli Meier.

A missão do REA Paraná é prover inovação na forma de pensar como garantir o acesso ao conhecimento necessário à educação, divulgando ferramentas livres que possibilitam ao educador e ao educando reusar, revisar, remixar e redistribuir os Recursos Educacionais Abertos (REA).

Marineli destaca que, entre as ações desenvolvidas em prol da Educação Aberta na UFPR está a oferta do curso de Práticas Educacionais Abertas (PEA), que abordou recursos e ferramentas que empregam o compartilhamento aberto para melhorar o acesso à educação. A formação foi ofertada em duas turmas em 2015 e deverá ter nova oferta neste semestre.

Segundo Marineli, o entusiasmo de muitos participantes demonstra a importância da oferta: entre as falas dos cursistas, as de que utilizarão os REA no ensino superior “ intensamente para contribuir para a melhoria da qualidade do ensino”; de que os MOOC’s – ou cursos massivos on-line – “podem e devem ser usados em sala de aula, na prática pedagógica, tanto para preparação prévia do professor quanto para aula mesmo, para uso dos alunos”; de que “é possível utilizar os MOOC’s, deixando as aulas mais atraentes, pois início na sala de aula, o educando pode aprimorar com as atividades lúdicas, fazendo acontecer a articulação entre o saber, ampliando meus horizontes para essas novas tecnologias de ensino”.

Open Education - menorSemana da Educação Aberta

A Open Education Week 2016 é coordenada pelo The Open Education Consortium, uma associação de centenas de instituições e organizações ao redor do mundo que estão comprometidas com os ideais de educação aberta. Universidades, faculdades, escolas e organizações de todo o mundo se reúnem para mostrar o que eles estão fazendo para tornar a educação mais aberta, livre e disponível para todos.

Nesta semana, as instituições parceiras são convidadas a publicar materiais sobre a educação aberta. Saiba mais sobre os REA e a educação aberta no site e na fanpage do REA Paraná.

Com informações da Prograd/UFPR