Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Doutorando da UFPR lança livro sobre princípio da afetividade no Direito da Família

Superintendência de Comunicação Social     4 de dezembro de 2017 - 14h55

Em nenhuma outra área do Direito o afeto é um critério de julgamento tão presente quanto na de família. Temas como relações homoafetivas, paternidade e disputa por guarda de menores frequentemente envolvem questões sentimentais. O assunto foi estudado pelo advogado e doutorando de Direito da UFPR Ricardo Calderón e acaba de ser transformado no livro “Princípio da Afetividade no Direito da Família”.

A obra é resultado de pesquisas iniciadas pelo autor em 2009, que buscam legitimar o afeto como critério de julgamento em casos entre familiares. No percurso da obra, Calderón relata como o direito brasileiro tratou a afetividade ao longo da história e analisa decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para mostrar como esse princípio é usado em diversos casos.

A ideia dessa publicação surgiu a partir da observação de Ricardo no cotidiano profissional. “Com o tempo percebi a forte presença da afetividade nos relacionamentos atuais e, por outro lado, constatei a ausência de um tratamento jurídico adequado sobre o assunto. Essa lacuna me incentivou a mergulhar no estudo do tema”, relembra o advogado.

Com prefácio assinado pelo ministro do STF e orientador, professor Edson Fachin, o livro teve como alicerce uma pesquisa desenvolvida dentro da Universidade, na linha de pesquisa “Novos paradigmas do direito contemporâneo” do Programa de Pós Graduação em Direito (PPGD). “Toda a minha formação acadêmica se deu na UFPR. Os ensinamentos de qualidade que recebi nessa instituição me permitiram lançar essa obra”, enaltece o autor.

A obra “Princípio da Afetividade no Direito da Família” está disponível para compra no site do Grupo Editorial Nacional http://www.grupogen.com.br/principio-da-afetividade-no-direito-de-familia, mas como forma de retribuição à UFPR Calderón irá doar dois exemplares à Biblioteca da Faculdade de Direito.

Para saber mais sobre o PPGD, acesse http://www.ppgd.ufpr.br/.

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR