Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Divisão de obras raras e especiais será aberta ao público esta semana

Superintendência de Comunicação Social     2 de maio de 2017 - 14h57

Livro do acervo de obras raras da UFPR - foto: Samira Neves

Livro do acervo de obras raras da UFPR – ‘Urupês’ de Monteiro Lobato, Coleção Plínio Barreto – foto: Samira Neves

A Biblioteca de Ciências Humanas e de Educação da Universidade Federal do Paraná inaugura na próxima sexta-feira, dia 5, às 17 horas, sua Divisão de Obras Raras e Especiais. O evento acontece no saguão da biblioteca, localizado no 2º andar do Prédio Dom Pedro I (Reitoria).

A nova divisão é fruto de um projeto iniciado em 2015 para melhorar o acondicionamento do acervo de obras raras da unidade. Os cerca de 14 mil volumes presentes na biblioteca foram higienizados e ganharam um sistema de controle de umidade e temperatura. O processo de catalogação já chega a cerca de 30% das obras, que estarão disponíveis para consulta a partir de agora.

A equipe da biblioteca também recebeu treinamento para fazer a manutenção do acervo e estabeleceu normas para a consulta das obras, na busca de proteger os volumes que constituem um patrimônio cultural expressivo da UFPR.

Um dos destaques do acervo é a tradução para o francês da obra “Les oeuvres meslees de Plutarqueo”, do filósofo grego Plutarco, impressa por Michel de Vascosan no ano de 1574. O impressor se tornou famoso em Paris em meados do século XVI por suas edições de luxo, tendo recebido o título de impressor real da França. A peça,  O volume,  finamente decorada e em ótimo estado de conservação, é uma das mais antigas presentes na universidade e foi impressa 338 anos antes da UFPR ser fundada.

Coleções

A biblioteca conta com três coleções principais relacionadas aos seus principais doadores, que legaram sua coleção de livros à UFPR. São eles, o jornalista e crítico literário Plínio Barreto, o educador e professor da UFPR, Erasmo Pilotto, e o poeta e filosofo, também professor da UFPR, Ernani Reichmann.

Cada conjunto traz a marca de seus doadores. Hoje o acervo mantém uma das principais coleções latino-americanas de obras do filósofo Sören Kierkegaard, fruto da ligação de Reichmann com sua obra, que chegou a ser reconhecido como o principal estudioso da sua obra no continente.

Na coleção Plínio Barreto destaca-se as obras literárias. Barreto foi um destacado crítico literário no começo do século XX e recebia obras de escritores brasileiros para sua avaliação. Obras com dedicatórias de nomes como Monteiro Lobato e Oswald de Andrade são algumas das preciosidades presentes neste conjunto.

A coleção Erasmo Pilotto traz a marca da sua trajetória como intelectual no Paraná. O educador foi um nome de destaque na região das inovações pedagógicas da Escola Nova e participou de movimentos que marcaram o movimento literário no estado, sendo um dos editores da Revista Joaquim, publicação que foi um divisor de águas, revelando escritores como Dalton Trevisan e José Paulo Paes.

Serviço

Inauguração da Divisão de Obras Raras e Especiais da Biblioteca de Ciências Humanas e de Educação da UFPR

Local: Saguão da Biblioteca de Ciências Humanas e de Educação – edifício Dom Pedro I, 2º andar (Complexo da Reitoria – Rua General Carneiro, 360)

Data: 5 de maio de 2017

Horário: 17h


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR