Extensão e Cultura

Departamento de Psicologia oferece curso de extensão sobre planejamento de carreira

Jéssica Maes     24 de setembro de 2015 - 16h03

A partir da semana do dia 12 de outubro, o Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia da Educação (Ceappe) da Universidade Federal do Paraná oferecerá um espaço de reflexão para alunos que estão no último ano da graduação e tenham dúvidas quanto a sua atuação profissional.  Todas as terças-feiras, serão realizados encontros semanais do projeto “Vou me formar… e agora?”. As inscrições vão até o dia 2 de outubro e as vagas são limitadas.

A equipe que conduzirá as atividades é composta por estagiários do 5º ano e mestrandos de Psicologia da UFPR, que são supervisionados pela professora Luciana Albanese Valore, psicóloga, doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPR (PPGPSI/UFPR). “No curso serão trabalhados conteúdos que se referem ao processo de inserção profissional, tais como demandas do mundo do trabalho contemporâneo, possíveis campos de atuação, reflexão sobre a trajetória acadêmica e mapeamento de habilidades e interesses desenvolvidos ao longo dessa trajetória, projeto de vida, transição do papel de estudante para o papel de profissional e outros”, conta a docente.

Os participantes poderão assistir a palestras e participar de dinâmicas de grupo, discussões e pesquisas. “Além disto, pretendemos convidar egressos dos cursos nos quais os participantes estão se graduando para um bate-papo”, antecipa Valore. Os objetivos gerais do do projeto são auxiliar na construção da carreira e fornecer subsídios para seu planejamento; promover a discussão sobre a transição entre o mundo acadêmico e o universo profissional; e oportunizar o compartilhamento de experiências e angústias relacionadas a essa transição.

Esta é a primeira vez que o curso será ofertado na UFPR. Segundo a coordenadora do projeto, algumas outras universidades brasileiras já apresentam iniciativas semelhantes e algumas instituições chegam a incluí-lo no currículo regular.

“O projeto se insere dentro de uma área da Psicologia que é a Orientação Profissional e de Carreira”, explica Luciana. “Sua importância reside em suas possíveis contribuições para o processo de inserção profissional de nossos alunos. A UFPR já vem se dedicando aos futuros ingressantes, através da Feira de Cursos e Profissões. É mais do que tempo de se debruçar, também, sobre seus alunos em vias de concluir a graduação”, afirma.

Inscrições e informações: planejamentodecarreiraufpr@gmail.com